
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
08/11/2022
Cana-de-Açúcar
A cana-de-açúcar é uma cultura agrícola de extrema importância econômica para a região noroeste paulista. sendo uma planta fina de formato cilíndrico, folhas grandes e pode alcançar até seis metros de altura. Possui 526 mil hectares plantados no estado de São Paulo, sendo o principal estado produtor e também que processa a cana-de-açúcar, possuindo 42% do total brasileiro de usinas e moendo 56% de toda a cana colhida no Brasil.
É com ela que se faz dois principais produtos essenciais para a economia brasileira: o açúcar, importante parte da alimentação humana, e o etanol, combustível para abastecer os carros. A produtividade da cultura está diretamente ligada à quantidade de sol que ela recebe diariamente, pluviosidade, controle de pragas e doenças e nutrição das plantas.
O Estado de São Paulo, que lidera a produção no país, respondeu por 54,1% da quantidade produzida na safra 2020/21, e foi responsável pela produção de 48,4% de etanol (14,3 bilhões de litros) e 63,2% do açúcar (26,0 milhões de toneladas), sendo que para a usina o teor de açúcar presente no colmo também é fator de interesse.
Cultivadas em locais de clima tropical ou sub-tropical, a cana-de-açúcar é da mesma família de plantas como o milho, o arroz e a cevada. A cultura pode se desenvolver até em solos mais pobres, como os encontrados em nossa região. A cana produzida hoje é resultado de programas de melhoramento genético através do cruzamento, sendo que as características mais desejadas são elevação de produtividade total, elevação nos teores de açúcares, resistência a pragas e aos estresses ambientais.
Com a queda na colheita de cana, a Conab espera um menor volume produzido tanto para o açúcar como para o etanol. De acordo com o levantamento, a produção de açúcar está estimada em aproximadamente 33,9 milhões de toneladas, diminuição de 3% quando comparado com 2021/22. No caso do etanol, é estimada uma produção de cerca de 25,83 bilhões de litros do combustível a partir da cana, redução de 2,2%. Em contrapartida, o etanol proveniente do milho continua em expansão. Nesta safra, é esperado mais de 4,5 bilhões de litros produzidos, um aumento de 30% em relação à temporada anterior.
O estado de São Paulo é responsável por 57% da produção de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do Brasil, sendo que as variedades CTC4 e RB966928, CTC9001 e RB867515, RB975242 e RB975201, são as principais plantadas no estado de acordo com o censo varietal 2021 do IAC.
por: Caio Jacob, Isabelle, Heitor Crivelari, Guilherme Caputo, João Vitor, Pedro Casarote, Gabriel Leal, Lucas Venturin - turma de Engenharia Agro da Funepe
Caio Jacob, Isabelle, Heitor Crivelari, Guilherme Caputo, João Vitor, Pedro Casarote, Gabriel Leal, Lucas Venturin - turma de Engenharia Agro da Funepe (*)
- Papa Francisco: o serviço pela escuta
- O direito à desconexão, uma necessidade do mundo digital
- O que representa a Páscoa para os cristãos
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.