
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
01/11/2022
O que a água contaminada com produto químico pode causar ao meio ambiente e aos seres humanos
Com o acontecimento do acidente com um caminhão carregado de soda caustica que caiu no ribeirão lajeado em Penápolis (SP), muito se falou sobre contaminação de água e consumo humano. O Ribeirão Lajeado é utilizado como única fonte de captação de água para abastecimento para a cidade.
De acordo com o departamento autônomo de água e esgoto de Penápolis (DAEP), o tratamento de água foi interrompido por um breve período para monitoramento da situação. O vazamento do produto foi considerado pequeno, e os técnicos coletaram amostras da água para monitorar a situação na estação de captação e a situação foi controlada com sucesso e sem perdas para a sociedade.
A contaminação de água ocasiona problemas tanto para o consumo humano, quanto ao ecossistema presente nos rios e lagos. A soda cáustica em solução ou na forma sólida provoca a elevação do pH quando em contato com o solo ou água, acarretando poluição e degradação do meio ambiente, causando prejuízos à fauna. O contato direto da água com o produto pode causar uma reação exotérmica.
Dentre os prejuízos causados pela poluição química, além de muitas vezes alterar as condições adequadas para a vida nos ambientes aquáticos, existe a possibilidade de contaminação dos organismos de diversos ambientes por meio da cadeia alimentar, uma vez que alguns tipos de produtos se acumulam nos corpos. No caso ambiental de rios e lagos temos mortes na fauna e vegetação em geral, pois há drástica redução nos teores de oxigênio. No caso do solo, o mesmo fica impuro e fora de condições para meios produção, por consequência gerando vários outros problemas para os seres humanos.
Segundo a estatística anual de casos de intoxicação e envenenamento do Sistema Nacional de Toxicovigilância (SINITOX), a principal causa de intoxicação humana no Brasil é o acidente com produtos químicos, responsável, anualmente, desde 1985, por aproximadamente 60% do total de casos registrados. A intoxicação pode manifestar-se no local da exposição, ou seja, na pele, no trato respiratório ou no sistema digestivo.
Como descrito acima, esses poderiam ser alguns dos problemas causados e devido a ocorrências desse tipo de evento, e assim é importante a informação sobre os riscos, e busca de meios de prevenção adoção de medidas de segurança a fim de evitar acidentes com produtos químicos no meio ambiente.
por Vinícius Lisboa, Pedro Cortinoz, Lucas Torrezan, Mateus Borges e Murilo, turma de Engenharia Agro da Funepe
- Papa Francisco: o serviço pela escuta
- O direito à desconexão, uma necessidade do mundo digital
- O que representa a Páscoa para os cristãos
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.