Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

25/09/2022

Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado pela maior campanha em combate ao suicídio do mundo, o Setembro Amarelo. Em 2022, o lema da campanha no Brasil é “A vida é a melhor escolha! ”
O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo responsável por uma em cada 100 mortes. A cada ano, mais pessoas morrem por suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama, ou devido à guerra e homicídio.
Tentar entender este fenômeno não é tarefa simples ou fácil.
Se desejar saber as angustia de alguém, calce seus sapatos 
É difícil compreender o que leva uma pessoa a pensar em cometer suicídio e se você tem esta dificuldade, agradeça a Deus. 
O fato é que muitos são os motivos, cada um advindo das vivências experimentadas por cada pessoa. 
O que pode ser simples e insignificante para um, pode ser determinante para o outro.  Isto porque cada ser vivo tem uma forma diferente de sentir situações. 
Julgar ou tentar diminuir o sentimento do outro como "isso não é nada", "mas é por isso que você está assim?", certamente não é a forma mais adequada de lidar com a situação.  Há que se ter compreensão.
Quanto aos suicidas, a dor que sentem é terrível, não fosse, não tomariam uma atitude tão drástica de resolução dos problemas.  Quem dera pudessem enxergar a vida não é uma só história, antes é uma sequência de histórias diferentes e embora os personagens possam permanecer, todo o contexto se modifica constantemente.  
O sol, antes inadmissível em um dia de chuva, chega, tão revitalizador quanto transitório; como todas as coisas o são.  Há que se ter fé.
Já no âmbito jurídico, é crime induzir, instigar ou auxiliar alguém a cometer suicídio.  Este, por sua vez, é cláusula excludente nos seguros de Vida, ou seja, o beneficiário não receberá o valor devido em caso de morte.

(*) Dra. Ana Carolina Consoni Chiareto e Dr. Marco Adriano Marchiori, advogados especialistas em causas trabalhistas, cíveis e previdenciárias



© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade