Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

16/09/2022

Plantas Medicinais - do cultivo ao consumo

As plantas medicinais são, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semi-sintéticos Para usá-las, é preciso conhecimento sobre a planta e também como cultivá-la de forma com que seja manuseada da forma correta para seu completo desenvolvimento. O cultivo de espécies medicinais envolve irrigação, luminosidade, substrato/solo adequado, adubação e conhecimento sobre o tempo para a colheita.
Hortelã: A hortelã, segundo a Embrapa, é uma planta com muitas utilidades, e muito usada por possuir cultivo fácil, por ser uma planta rústica suporta bem geadas e só depende do solo ser enriquecido com matéria orgânica e estar úmido constantemente. É muito indicado udo de  suas folhas em chás para problemas respiratórios, por possuir propriedades: analgésica, expectorante, descongestionante, anti-inflamatório entre outras. Além disso, é uma planta mundialmente conhecida largamente utilizadas nas indústrias farmacêutica seja  como planta medicinal ou como aromatizante. Suas folhas são oval-lanceoladas e  serrinhadas, de cor verde arroxeada e tem um forte aroma refrescante. A hortelã se propaga por rizomas/estolões, para seu plantio deve-se utilizar o espaçamento de 20 x 30cm, e se possível verificar o pH do solo (que deve estar entre 6 e 7). A planta se desenvolve melhor em solos arenosos porém, se adapta facilmente à outros tipos de solo contanto que ele esteja úmido e em local sombreado. Suporta climas com altas temperaturas desde que bem irrigada. A adubação após o corte (que pode ocorrer até três vezes ao ano), tende ser feita com esterco de gado ou de aves.
Camomila: A camomila é largamente utilizada nas indústrias de medicamentos e cosméticos, são encontradas em  balas, perfumes, higiene pessoal, entre outros, com o poder de calmante. O chá das flores frescas ou secas é delicioso e suave, tradicionalmente preparado como calmante e até mesmo para tratar as cólicas dos bebês, utilizada também no clareamento da pele. É indicado para inflamações de pele e em geral, ansiedade, insônia, prisão de ventre, enjoos e inflamações de boca e garganta. Deve ser cultivada sob sol pleno, solo drenável e com matéria orgânica, e irrigado a intervalos regulares. Tem sua preferência por clima ameno e não tolera calor excessivo (UOL/Embrapa).Segundo a Embrapa, o espaçamento entre as plantas deve ser 20 x 30cm, sendo  propagadas por sementes, e prefere um solo fértil e bem drenado com pH entre 6 e 7,5 e ricos em matéria em orgânica, recomenda-se a aplicação de esterco de gado e de ave quando no plantio.
Erva Cidreira: Por conter ácido rosmarínico, propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias podem ajudar a relaxar os músculos, liberar a tensão, o que pode contribuir para o alívio das dores de cabeça. A melissa, como também é conhecida, aprecia solos úmidos e ricos em nutrientes. Segundo a Embrapa para seu cultivo o espaçamento deve ser de 50 x 70 cm entre plantas. Adaptando-se bem a vários tipos de solos, com preferência por aqueles com boa drenagem, podendo ser plantada em bordadura de hortas. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, de aves ou composto orgânico, quando necessário. É uma planta de clima quente e úmido, sendo uma ótima opção para fazer a bordadura de hortas devido a sua facil adaptação.
De forma geral, as plantas medicinais podem ser utilizadas também como temperos e serem cultivadas em residências utilizando-se vasos com substrato e matéria orgânica, irrigação diária e luminosidade na maior parte do dia. Suas mudas ou sementes podem ser encontradas em casas agropecuárias.

por Lucas Silva, Gabriel Pelicia, Gustavo Portela, Kauan Euclides, Amauri Andrade, Leonardo Alves, João Pedro Valente



© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade