Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

12/08/2022

DIA DOS PAIS: O pai tem um valor inestimável nas palavras, nos gestos e nos exemplos na formação e desenvolvimento saudáveis dos filhos

No próximo domingo, comemoramos o dia dos pais. Em meio a tantos desafios da atualidade, os pais são chamados a dar aos filhos o que tem de melhor, no exemplo de vida, no trabalho, na indicação de horizontes de vida, na formação, no apoio, e sempre a presença com a qual os filhos, em todas as idades, devem procurar e respeitar. Não apenas os pais, mas as mães, formam a base da família, com a qual os filhos encontram a força de que precisam, e por isso o dia dos pais é sempre motivo para homenageá-los, pois sabemos que hoje em dia, muitos pais se tornaram heroicos, para cumprirem a missão, principalmente na educação dos filhos, pois a educação começa em casa, com os pais, com o afeto e a experiência de vida daqueles que são os primeiros educadores. 
Cabe destacar algumas mensagens do papa Francisco sobre os pais: "Toda família tem necessidade do pai. Hoje nos detemos no valor do seu papel. "O pai deve estar presente na família, que seja próximo da mulher, para compartilhar tudo, alegrias e tristezas, fadigas e esperanças. E deve estar próximo dos filhos em seu crescimento: quando brincam e quando se empenham, quando ousam ou hesitam, quando erram e voltam atrás. Pai presente, sempre! Presente não significa controlador, pois pode anular o filho (...) os pais devem ser pacientes. Tantas vezes não há outra coisa a fazer se não esperar; rezar e esperar com paciência, doçura, magnanimidade, misericórdia. Um bom pai sabe esperar e sabe perdoar, do fundo do coração. Certo, sabe também corrigir com firmeza: não é um pai frágil, complacente, sentimental. O pai que sabe corrigir sem degradar é o mesmo que sabe proteger sem se economizar. Sem a graça que vem do Pai que está nos céus, os pais perdem a coragem e abandonam o campo. Mas os filhos precisam encontrar um pai que os espera quando retornam dos seus insucessos. Farão de tudo para não admitir isso, para não deixarem ver, mas precisam; e não encontrar isso abre feridas difíceis de curar. Não se poderia exprimir melhor o orgulho e a comoção de um pai que reconhece ter transmitido ao filho aquilo que realmente conta na vida, ou seja, um coração sábio". 
E conclui: “Toda família necessita de um pai. Um pai que não se vanglorie de que seu filho seja parecido com ele, mas que se alegre de que aprenda a retidão e a sensatez que é o que conta na vida”. Com esses ensinamentos do Papa Francisco, saibamos valorizar mais o dia dos pais, manifestando a eles a nossa gratidão pelo muito que fazem pelo bem da família e de toda a sociedade, quando conseguem dar o exemplo de uma paternidade sadia e responsável, que é o que esperamos de todo pai consciente de sua missão. Devemos também ajudar os pais, para que se sintam prestigiados. por isso neste domingo próximo, saibamos estender as homenagens aos pais, fazendo-lhes visitas, rezando por eles, para que possamos cada vez mais valorizá-los. Feliz Dia dos Pais.  

(*) Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá

Prof. Dr. Valmor Bolan (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade