
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
16/07/2022
Conhece a ti mesmo

A expressão grega “conhece a ti mesmo”, dita em português na forma “conhece-te a ti mesmo”, foi inscrita no Templo de Apolo, na Grécia Antiga. Essa frase é atribuída ao filósofo Sócrates (399, a.C), considerado o maior de todos os filósofos, autor da também conhecida frase: “só sei que nada sei”. Se queremos conhecer o mundo e as pessoas com quem nos relacionamos, devemos primeiro saber quem nós somos. Se ignoro quem sou, como posso viver em plenitude? Comumente formamos conceito sobre quem somos através de experiências vividas e pela opinião que emitem sobre nós, porém, conhecer-se não é simples assim. Autoconhecimento é um termo usado na psicologia para que o indivíduo conheça a si mesmo, objetivando o seu desenvolvimento em todas as áreas da vida. Com isso, o indivíduo pode saber quais são as suas habilidades, qualidades, desejos, limitações e ambições. O conhecimento se difere do autoconhecimento, porque naquele buscamos domínio nas múltiplas áreas, através de estudo e da vivência, enquanto este – autoconhecimento, é uma reflexão mais profunda do indivíduo num plano interno relacionado à mente. O controle das emoções também pode ser atingido pelo autoconhecimento, sendo objeto principalmente da psicologia. Em específico, a inteligência emocional é um conceito ligado à psicologia sobre a capacidade do ser humano lidar com as emoções. No âmbito da filosofia, o autoconhecimento diz respeito à consciência, crenças, pensamentos e valores do indivíduo. Nesse contexto, a meditação é adotada por budistas e hinduístas como uma prática para o autoconhecimento, visando a ligação entre o nosso exterior e o interior - mente. A meditação se difere da oração ou da prece, pois nestas se busca uma ligação entre o ser humano e o divino, não necessariamente o “eu” interior. Ateus e agnósticos também fazem meditação. Em princípio, não há conflito entre religiões e doutrinas com o autoconhecimento, podendo este pode até consistir num meio para o contato com o Divino. Na Bíblia, livro sagrado Cristão, em Provérbios 3.13, há menção sobre o homem e a sabedoria: “Bem-aventurado o homem que achou a sabedoria, e que está rico de prudência”. Autoconhecimento, assim, não é bobagem. Conhecer-se e adotar práticas adequadas a isso pode trazer benefícios ao indivíduo, como paz interior, superação de traumas, segurança para a vida, bem como para lidar melhor com as vicissitudes e com a finitude humana. “Quem conhece os outros é sábio; Quem conhece a si mesmo é iluminado” (Lao – Tsé – Filósofo Chinês – Fundador do Taoísmo – 571 a.C).
(*) Adelmo Pinho é promotor de Justiça do Tribunal do Júri em Araçatuba/SP. Escreve aos sábados para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: adelmopinho@terra.com.br
Adelmo Pinho (*)
- Medida protetiva de urgência na violência doméstica e seus efeitos
- Papa Francisco: o serviço pela escuta
- O direito à desconexão, uma necessidade do mundo digital
- O que representa a Páscoa para os cristãos
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.