Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

25/06/2022

Esperança

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia

Num dia de domingo, como outro qualquer, fui à feira da Praça Olímpica de Araçatuba e me senti otimista com o ser humano. Percebi que, apesar de estar decepcionado com a política, com as guerras e com pessoas, não se pode perder a esperança. O fato foi que naquela ocasião, na feira, um idoso tropeçou, caiu e não conseguia ficar de pé. Diante do ocorrido, várias pessoas prestaram auxílio a ele, acolhendo-o com palavras e realizando atos para o seu restabelecimento. Eu que tudo presenciei e participei desse momento, pude perceber no semblante do acidentado, ainda caído, que apesar de chateado pela situação, ele não se sentiu sozinho e ficou feliz pelo acolhimento e socorro recebidos. Aos poucos ele se recuperou e pôde deixar o local, dirigindo seu automóvel. Mário Sérgio Cortella, filósofo, ensina que devemos ter esperança do verbo “esperançar” e não do verbo “esperar”. Esperar somente não resolve ... Vivenciando tal fato na feira, refleti que, apesar dos percalços da vida, não podemos deixar morrer a esperança. Em meio ao egoísmo e a mesquinhez de muitos, existe a bondade e a solidariedade de outros, como se houvesse uma “compensação natural” ou divina para que ocorra um equilíbrio. Escreveu Willian Shakespeare (escritor, poeta e dramaturgo inglês), num dos trechos da obra Menestrel: “Com o tempo se aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso”. Ter sonho é nutrir esperança. Temos que ensinar aos jovens que sonhos ou aspirações são importantes e não bobagens. A fé também é importante, ela nos dá esperança. Deixar de ter esperança, fé ou de sonhar, é renunciar à beleza da vida. Enfim, o acolhimento do idoso naquela feira por pessoas anônimas, com as quais ele nunca teve contato, é a prova terrena de que nem tudo está perdido. Apesar dos pesares, o ser humano ainda possui bondade e amor para com o semelhante. Não basta, porém, ser esperançoso somente: é preciso agir e ter motivação para seguir em frente. Como disse o filósofo Santo Agostinho (século 4º d.C): “a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. Não perquemos a esperança para, assim, seguirmos confiando.  

 

(*) Adelmo Pinho é promotor de Justiça do Tribunal do Júri em Araçatuba/SP. Escreve aos sábados para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: adelmopinho@terra.com.br

Adelmo Pinho (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade