CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
15/06/2022
A quem interessa privatizar a Petrobras?
A campanha “O Petróleo é nosso” resultou vitoriosa por muitos anos, com a criação da Petrobras, no ano de 1953. Na época havia um confronto entre nacionalistas, formados por militares de direita e partidos de esquerda, que defendiam o monopólio estatal da exploração do petróleo; e os defensores do capital estrangeiro, considerados entreguistas, formados por economistas, como Roberto Campos.
O petróleo, há muitos anos disputado em todo mundo, deixou o Brasil por bastante tempo totalmente dependente das importações de combustíveis, principalmente dos Estados Unidos, gerando muitos conflitos políticos com os governantes. Assim, no início da década de 1950, o Brasil importava 93% dos mais disputados derivados do valorizado petróleo.
O pré-sal (camada de rochas abaixo de uma camada de sal), a uma profundidade de 8.000 metros da camada de sal, onde se localiza um depósito de matéria orgânica que se acumulou ao longo de milhões de anos, transformando-se em petróleo foi importante. [...]
Walter Miranda (*)
Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!
Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.
/web/colunistas/19/9975
- Música Sertaneja: Ferreirinha
- A polarização dos bichos (Fábula)
- O legado de São João Paulo II
- DIFAL – diferença de alíquota de ICMS: Estados vão cobrar diferença retroativa de 2022
- Contra a privatização do Corinthians para enriquecer investidores
- Música Sertaneja: Tião Carreiro
- O papel da escola na construção do futuro
- Crianças, professores e a equação da produtividade
- A liberdade que precisa de limites: o paradoxo do mercado livre
- Penso que sem a criação do Estado Palestino não teremos paz
- Música Sertaneja: "A Morte do Carreiro"
- Nossa Senhora Aparecida: a Mãe do Brasil
- O líder é como o meio do sanduíche, sofre pressão por todos os lados
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.














