
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
07/06/2022
Música Sertaneja: Arlindo Santana

Amigo amante da música sertaneja, hoje vamos conhecer um pouco da história do poeta e violeiro Arlindo Santana. Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.
Arlindo Santana nasceu na cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, em 1892.
Foi o primeiro músico brasileiro a ter seu nome individualmente em um disco sertanejo, na Série Caipira Cornélio Pires, da qual ele fez parte da Turma Caipira de Cornélio Pires. Em 1930 formou dupla com Joaquim Teixeira. No mesmo ano, a dupla gravou pela Odeon as modas-de-viola “Eu Nasci de Madrugada”, “A Quebra dos Fazendeiros”, “Meu Viver Alegre” e “Que Linda Morena”, todas de sua autoria. Depois formou dupla com Sebastiãozinho, Francisco Pedro e Vila Nova.
Com produção de Cornélio Pires, Arlindo Santana foi o primeiro a compor, interpretar e a gravar uma moda de viola com tema político. É de sua autoria a “Moda da Revolução”, composta em 1924 para cantar e apoiar o levante tenentista na capital paulista, movimento que deu origem à Coluna Prestes ao integrar-se a rebeldes gaúchos.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!
- Medida protetiva de urgência na violência doméstica e seus efeitos
- Papa Francisco: o serviço pela escuta
- O direito à desconexão, uma necessidade do mundo digital
- O que representa a Páscoa para os cristãos
- Descontos no salário do empregado - limitações e possibilidades à luz da CLT
- Riscos psicossociais adiado por 1 ano - NR-1
- Avaliação pelo MEC dos cursos de medicina no Brasil
- Música Sertaneja: Sete Palavras
- STJ confirma anulação de paternidade por ausência de vínculo afetivo
- "Adolescência": a responsabilidade individual em meio ao caos estrutural
- Por que a Rússia não aparece na lista do tarifaço dos EUA?
- Música Sertaneja: Zé Tapera e Teodoro
- Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito pouco conhecido
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.