Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

28/05/2022

Desabafo de um país

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia

Já tive vários nomes. Se me comparar aos meus cômpares, sou jovem. A história do meu descobrimento e colonização nem sempre é contada de forma verídica ou é feita de maneira romântica. Com relação a isso, milhares de mortes presenciei, que poderiam ter sido evitadas. Grande parte do meu povo nativo foi exterminado ou pelo menos vilipendiado em seus costumes e tradições, sob o pretexto do meu progresso. Sou cosmopolita e talvez o maior acolhedor de outros povos; e o faço sem interesse. Não discrimino quem recebo em meus longos braços por questões relacionadas à cor, raça, etnia, ideologia ou religião. Sou pai e mãe de toda e qualquer família, desde que constituída no amor e no respeito. A corrupção é um mal que me estagna, denigre e me machuca. Amo como filhos os Poderes e as Instituições Constituídas de minha República, mas sofro e choro quando seus membros me desonram, levando-me ao descrédito. A Constituição da República Federativa leva o meu nome e deve ser interpretada para o bem comum. A política me fortalece, mas a politicalha me tira as forças. Sou nacionalista e defendo os interesses do meu povo nos limites do meu território, mas minha relação com meus vizinhos é norteada pela ética, respeito e reciprocidade. Sou altivo, minha soberania é intocável e não me curvo a ninguém. Sou fiel ao meu povo. Chamam-me de “Pátria Amada”, cantam meu nome, mas muitas vezes me traem e aprendo com isso. Sou pacífico, não gosto de guerra e não apoio quem a promova. Prezo pelas minhas florestas, pelos meus rios e mares. Quero progredir de forma sustentável e madura, sem a destruição do meio ambiente que me mantém vivo. É que tenho responsabilidade com as futuras gerações ... Meu nome e minha bandeira me identificam, mas fico triste quando são usados com fim diverso ao do civismo. Acredito na educação como fonte transformadora, que faz a diferença para o meu crescimento e para o bem do meu povo. Enfim, mesmo em meio aos tropeços e percalços, cresço porque a maioria do meu povo é honesta e trabalhadora. Sonho sim, com um futuro melhor, em que eu seja mais respeitado e honrado, mas não somente idealizado, como em “A República” de Platão. Nunca perco a fé ou a esperança! Meu nome é Brasil!

(*) Adelmo Pinho é promotor de Justiça do Tribunal do Júri em Araçatuba/SP. Escreve aos sábados para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: adelmopinho@terra.com.br

Adelmo Pinho (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade