Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

07/05/2022

A importância da filosofia

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia

Filosofia sem questionamento ou reflexão deixaria de ser a ciência que é, mas, no que consiste a filosofia? Qual a sua finalidade? Ela tem importância e pode influenciar no cotidiano ou se trata de algo abstrato e irreal? A filosofia é considerada como a “mãe das ciências”. A origem da palavra filosofia é atribuída por tradição a Pitágoras (filósofo grego - século V a.C) e está relacionada ao amor, respeito, amizade e sabedoria. A filosofia no ocidente é delimitada em antes e depois de Sócrates (filósofo grego, 399 a.C), pessoa de origem humilde, filho de um artesão e de uma parteira, mas muito influente por suas ideias na época. “Só sei que nada sei”, é uma das profundas frases atribuídas a ele. Sócrates, como Jesus Cristo, não deixou nada escrito do seu punho, mas foi um revolucionário do mundo das ideias. Platão (filósofo grego, 428 a.C) foi discípulo de Sócrates e fundou a Academia Platônica, onde se formou Aristóteles (filósofo grego, 384 a.C), seu também discípulo. Assuntos como conhecimento, razão, justiça, metafísica, amor e muitos outros foram criados ou debatidos por esses filósofos. A teologia e filosofia cristã, judaica e islâmica foram influenciadas por platonismo (de Platão) e aristotelismo (de Aristóteles). Aristóteles é considerado o maior influenciador do catolicismo e do cristianismo. São Tomás de Aquino (filósofo e teólogo italiano - 1274 d.C), também estimulado por Aristóteles, é considerado o teólogo e filósofo cristão mais respeitado da Idade Média, ficando conhecido pelo conceito de que a razão não se opõe à fé, ou seja, elas podem coexistir sem conflito, harmoniosamente. Não há dúvida de que a política contemporânea foi essencialmente induzida por esses filósofos, em especial por Platão. A obra mais importante deste, sob a ótica política, foi a chamada “A República”. Nela esse filósofo descreveu uma sociedade justa e harmoniosa, considerada ideal, abordando temas como formas de governo, política, imortalidade da alma, sabedoria e justiça. Pondé (filósofo contemporâneo brasileiro), ensina que uma das finalidades da filosofia é a formação de conceitos sobre as coisas. Se a pessoa possui conceito formado sobre um assunto, passará a ser mais crítica para chegar a uma convicção ou conclusão que mais se aproxime da verdade. Enfim, evidente que a filosofia é importante para a construção e organização da vida em sociedade. A filosofia teve e tem influência na educação, na política, na religião, no direito e em muitas outras áreas e, por consequência, na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Por tudo isso, a socialização e difusão da filosofia é importante e necessária. 

 

(*) Adelmo Pinho é promotor de Justiça do Tribunal do Júri em Araçatuba/SP.Escreve aos sábados para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: adelmopinho@terra.com.br

Adelmo Pinho (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade