Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

30/12/2021

O Empreendedor

Hoje se entrassem no seu estabelecimento, no meu caso no meu escritório de advocacia e perguntasse se hoje você inovou, qual seria sua resposta? 
Quem sabe, você pensasse que seu interlocutor bateu na porta errada e, se ainda assim resolvesse responder à pergunta, possivelmente diria que não, ou não conseguiria responder. Pois bem, a palavra inovação normalmente assusta mesmo. De regra, atribuímos seu significado ao resultado de um trabalho aprimorado desenvolvido por alguém muito distante da nossa realidade. Muito diferente de nós mesmos. Recordaremos da chegada do homem à Lua, da descoberta da televisão, do telefone celular e da Internet. 
O que quase não compreendemos, porém, é que a inovação não se dá essencialmente com a criação de algo novo e não pensado, uma invenção, e sim com a atribuição de um novo ponto de vista a algo já existente. Citamos exemplos, a saber: A água de côco em garrafa, o vidro elétrico e a pasta suspensa são alguns deles. 
No mundo jurídico, podemos citar os Juizados Especiais itinerantes, os julgamentos informatizados, a penhora on-line, o peticionamento eletrônico, a certificação digital de acórdãos, o inquérito policial digital. Vivemos inovação todos os dias. Se encararmos a inovação como uma possibilidade ao alcance de qualquer um de nós, seres humanos normais, poderemos entender então que na vida profissional a inovação não é um diferencial, e sim uma questão de sobrevivência. Empreendedores de sucesso pensam e repensam seus negócios constantemente. Desafiam seu diferencial frente a seus concorrentes todos os dias. São incansáveis na busca de oportunidades, e sempre conseguem identificá-las. São personagens especiais, curiosos, inquietos e, principalmente, realizadores. 
Nos dias de hoje, mais arriscado do que inovar é ficar estagnado. E o mundo jurídico muda a cada minuto. Cada dia que passa, somos compelidos a romper com o passado da segurança profissional da advocacia, a enfrentar o presente da crise econômica, da competição acirrada e da evolução tecnológica, para alcançar o futuro que almejamos. 
A realidade mostra que o sucesso se conquista com estratégia, ousadia e coragem. Se você não for o responsável pela implementação de uma nova ideia (seja no desenvolvimento de uma grande e inédita tese jurídica, seja com relação ao atendimento a seus clientes, seja na exploração de um novo nicho de mercado), alguém invariavelmente o será. 
O empreendedorismo deve ser consequência da visualização de uma oportunidade, da crença de que há espaço para novos conceitos. O que não pode acontecer é você não acreditar em suas próprias ideias. Enxergue o mundo com olhos de empreendedor, buscando oportunidades em cada situação cotidiana. Quando você realmente estiver agindo assim, então não ficará admirado se alguém lhe perguntar se você já inovou hoje. Mesmo que a resposta seja negativa, poderá dizer hoje não, mas ontem sim!
Por fim, insta frisar as palavras do visionário Alvin Toffer “Os iletrados do século XXI não serão os que não leem ou escrevem, mas os que não conseguem aprender, desaprender e reaprender.”

(*) José Antônio Ananias Júnior; OAB/SP nº 405.410; Advogado Trabalhista; Pós-graduado em direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Presidente da Comissão Jovem Advogado da 28ª subseção da AOB Araçatuba-SP; Membro da Comissão Trabalhista da 28ª subseção da OAB de Araçatuba-SP; Membro da Comissão OAB vai à Escola da 28ª subseção da OAB de Araçatuba-SP; E-mail: advocaciaeduardoqueiroz@gmail.com; E-mail: joseantonio.ananias@hotmail.com

José Ananias Júnior (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade