
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
22/12/2021
A desigualdade social poderá provocar rebeliões e saques em 2022
Penso que a população brasileira tem sido muito resiliente diante da conjuntura econômica e social interferindo nas suas qualidades de vida. Penso, no entanto, que a habilidade das pessoas responderem às frustações cotidianas, como fome, desemprego, falta de habitação, tende a se esgotar.
No ano de 1986, o então governo José Sarney, objetivando conter a violenta alta nos preços das mercadorias, editou um grupo de medidas, dentre elas o congelamento dos preços. O Governo congelou os preços das mercadorias, e rapidamente as mesmas sumiram das gôndolas ou prateleiras. Num gesto populista o Sarney estimulou a população a fiscalizar os supermercados. Nas grandes cidades houve muitas denúncias. Vendo que não adiantou denunciar, povo começou a saquear.
No ano de 1990 o governo Collor instituiu o Plano Collor I que bloqueou os depósitos em poupança, permitindo saques de até 50 mil cruzados, reduziu a inflação apenas no primeiro mês, mas depois descontrolou. Depois lançou o Plano Collor II[...]
Walter Miranda (*)
Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!
Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.
- Crianças na Igreja: um sinal de Igreja viva e em crescimento
- O juiz que escolheu o arbítrio
- Trump e Netanyahu estão brincando com fogo
- Música Sertaneja: poeta Orlando Gomes - 15 anos de saudade
- Contrato de união estável: segurança jurídica e autonomia
- Origem e sentido da Solenidade de Corpus Christi
- Contratos – para que servem?
- A injustiça tributária beneficiando uma grande empresa
- Festas juninas: São João no Brasil
- Citação por WhatsApp é válida para a Justiça
- Liberalismo, Neoliberalismo e Comunismo
- Proibido, mas ainda presente: o desafio do uso do celular na escola e em casa
- O trabalhador poderá cancelar o desconto sindical pela internet?
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.