Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

22/09/2021

Os pobres continuam pagando mais tributos

“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica” (Paulo Freire)
Há anos se reivindica justiça tributária no Brasil, ou seja, que os mais ricos paguem mais tributos, os mais pobres menos, e os miseráveis não paguem nada. Infelizmente no Brasil, com esse sistema tributário injusto, quando um mendigo recebe uma doação e vai a algum local comprar alimento, está pagando tributos incluídos nos preços. 
Estudos da Receita Federal indicam que 78% de todos os tributos arrecadados são indiretos, entendidos como tais os pagos igualmente por todos, quase sempre tendo como base de cálculo a comercialização de mercadorias. Assim quando, por exemplo, se faz uma compra no supermercado, o consumidor paga, em média, 38% de tributos embutido no total da compra. Dentre eles podemos destacar o ICMS, o IPI, o PIS/COFINS, o ISSQN.
Quem deveria pagar tributos no Brasil, sã[...]

Walter Miranda (*)


Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.


© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade