Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

16/06/2021

500.000

Antes do fim de junho, a Covid-19 terá ceifado a vida de 500.000 brasileiros. São pessoas que colaboraram para construir este país que muitos relapsos chamam de Pátria. Era um inimigo desconhecido, mas todos os especialistas sabiam e orientaram como vencer, mas o despatriota dirigente preferiu ouvir adulões arrogantes, ignorantes que afirmavam ser o novo coronavírus inofensivo, uma gripezinha, que não mataria 800 pessoas. 
Há um ano, no dia 12 de junho de 2020, a Espanha vencia a primeira onda da Covid. Não! Não havia vacina, venceram com o confinamento, rígido, com dura restrição de mobilidade, com pesadas multas para os rebeldes, um verdadeiro "Lockdown". Algo que nunca fizemos! E que nunca faremos, pois não há apoio no Congresso! 
Lembremos que não existe imunidade natural de rebanho. Convivemos com a varíola, paralisia infantil e tantas outras e a imunidade coletiva só foi conseguida pela vacinação em massa. Quando não se tem vacina, o confinamento funciona da mesma forma que a vacina. É uma técnica ensinada até na Bíblia, basta ler o Levítico (cap. 13) para ver que se isolavam os leprosos. 
Para entender, podemos usar o conceito da imunidade populacional, supõe-se que se 70% da população tiver a doença, o contágio fica tão difícil que a doença extingue-se por si própria. Embora seja um conceito errado, fixe essa ideia. Quando se restringe a mobilidade aos serviços essenciais, isso deve representar que menos de 30% da população irá trabalhar. Ou seja, 70% da população ficará isolada do vírus, não é difícil de entender, né? E o resultado é o mesmo, dificulta o contágio, até extinguir, como aconteceu na Espanha com 49 dias de confinamento. 
Uma matéria do The New York Times, de 7 de maio, mostrou que muitos especialistas dos Estados Unidos creem que a imunidade coletiva do novo coronavírus só será atingida com 95% da população. Se incluirmos os que já tiveram a doença, no Brasil, cerca de 12% foram vacinados e 10% que já tiveram a doença... Ou seja? Estamos muito longe e entrando em um novo patamar em torno de 1.900 mortes por dia em média. Teremos a mesma mortalidade que na primeira onda? 
Em 4 de junho do ano passado, tivemos a inflexão da curva, registrando 1.038 mortes na média. Com 34 mil mortes, usando a curva da Itália, uma queda exponencial, estimei que morreriam 60 mil pessoas no total. Mas eu não contava com a estultícia dos que aconselhavam, nem com a covardia dos que deveriam alertar o PR, o Presidente da República. Dessa forma, 440 mil brasileiros morreram por culpa de Jair Bolsonaro e seu Gabinete das Trevas (Shadow Cabinet) como eles próprios se denominaram, apropriadamente, diga-se! 
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado já tem elementos para processar o PR, o correto é repassar à Câmara e o deputado Arthur Lira agir, iniciando o processo de impedimento. Aos governadores e prefeitos, cabem multar e prender os rebeldes, para que a vacina derrube exponencialmente a doença. Se isso for feito, conseguiremos restringir as mortes para menos de 65 mil até o fim do ano. Se não, como para a estupidez, o céu é o limite! 

(*) Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Mario Eugenio Saturno (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade