Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

24/01/2021

Não é hora de desmobilizar nem de retroceder nos combates contra o Coronavírus. Precisamos poupar vidas e sofrimentos!

Basta circular pela cidade e testemunhar muitas pessoas - infelizmente, muitas mesmo - circulando sem a devida proteção de máscaras. Se a pessoa não usa máscara, certamente não têm feito a devida higienização. Testemunhamos também muitos estabelecimentos recebendo clientes sem os distanciamentos sanitários obrigatórios estabelecidos.  Há locais em que as pessoas parecem espremidas e totalmente despreocupadas. Nas redes sociais, fotos de festas de amigos ou em família, com aglomerações que poderiam esperar um pouco mais. 
Temos que nos proteger, uns aos outros. Estamos no ápice da circulação do vírus na cidade. E os médicos que estão na linha de frente estão assustados: muita gente com teste positivo e, infelizmente, um percentual terá letalidade e vamos perder vida de pessoas. 
Uma das formas eficazes de combate ao coronavírus - em diversas partes do mundo e cidades brasileiras - foi e é a testagem em massa, ficando em quarentena as pessoas com teste positivo, diminuindo a circulação do vírus. Penápolis não fez essa lição de casa. Ainda há tempo de fazer, pois a vacina já chegou mas ainda demorará meses para alcançar todas as pessoas da cidade.
O Hospital de Campanha foi uma grande conquista para Penápolis e região. Creio que não seja o momento de desmobilizar a estrutura. Se há problemas de qualquer ordem, mesmo que seja política ou ética, é possível estabelecer mecanismos legais e administrativos que possam superar eventuais entraves e realizar a cogestão com base em princípios que zelem pelo interesse público e coletivo. 
O Poder Público Municipal tem suas responsabilidades e certamente precisa agir rapidamente e com assertividade para minimizar os impactos que já acontecem devido à desmobilização da sociedade com os cuidados preventivos. A notícia do início da vacinação tende levar as pessoas ao afrouxamento das medidas de prevenção e dos cuidados de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização com álcool em gel. 
Cada um nós da cidade também temos a nossa grande parcela de responsabilidade, agindo com empatia, colocando-se no lugar do outro, todos protegendo todos. A boa notícia da vacina não pode desmobilizar a Sociedade e o Poder Público. Essa guerra nós já perdemos para o vírus. Não podemos perder mais vidas. No Brasil, são mais de 210 mil mortes. Em Penápolis passam de 50 pessoas que perdemos para o covid 19. 
Não é hora de desmobilizar nem de retroceder contra o Coronavírus. Precisamos poupar vidas e sofrimentos e aguardar a vacinação de todas as pessoas. Façamos bem a nossa parte, em defesa da vida, cada um de nós. 

(*) João Luís dos Santos, professor, advogado e supervisor de ensino, foi prefeito de Penápolis

João Luís dos Santos (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade