
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
16/09/2020
É injusto anistiar as dívidas tributárias das igrejas
As igrejas de diversas religiões cristãs acumularam dívidas tributárias no montante de mais de R$ 500 milhões junto à Receita Federal. Se considerarmos também as dívidas ativas, ou sejam aquelas que normalmente foram ajuizadas pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o montante ultrapassa R$ 1 bilhão.
As pessoas desconhecedoras da legislação tributária não sabem que as religiões conquistaram, por ocasião da constituinte que elaborou a constituição de 1988, o privilégio de serem enquadradas no rol das entidades imunes quanto aos recolhimentos dos impostos municipais, estaduais e federais. Vejam o que está previsto:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI – Instituir imposto sobre:
b) templos de qualquer culto (...)
A justificativa para a aprovação deste dispositivo constitucional é a de que as religiões são o[...]
Walter Miranda (*)
Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!
Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.
- Música Sertaneja: Amilton Lelo
- O papel do acordo coletivo na Justiça do Trabalho
- O significado da possível prisão de um ex-presidente
- Acordos trabalhistas sem reconhecimento de vínculo: O TST passou a inviabilizar tal possibilidade?
- Independência e soberania do Brasil
- Música Sertaneja: Alberto Calçada (Sanfoneiro)
- União estável e o direito de herança
- Mais que independência: o 7 de Setembro como símbolo de cidadania
- Endividamento da Prefeitura Municipal de Penápolis
- Música Sertaneja: Geraldinho Nogueira
- Amar é o foco daquele que procura a verdade dentro de si
- Agosto, mês do Psicólogo - essa semana foi comemorado o dia Nacional do Psicólogo!
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.