Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

09/09/2020

Penso que o Brasil ainda não é independente

No último dia sete (segunda-feira), muito timidamente, o Brasil comemorou 198 anos da independência de Portugal. Nos anos 60, mais precisamente durante a ditadura militar, como a maioria dos adolescentes, influenciado pelos meus educadores, me emocionava com a semana da pátria comemorada na minha Escola. 
Naqueles dias os(as) mestres nos educava politicamente ressaltando e enaltecendo como um ato importante e heroico, o imperador D. Pedro I ter “libertado” economicamente o Brasil de Portugal. O glamour da comemoração da suposta “independência do Brasil” se refletia nos desfiles organizado pelos governantes municipais aliados aos estaduais e federal, com as participações das Escolas e outras entidades.
A história oficial nos revela que por 298 anos (1534 a 1822) o Brasil foi efetivamente colônia de Portugal, que o dividiu em 14 capitanias hereditárias. Os portugueses ocuparam o país e, para consolidar a posse das terras exterminaram diversos seres humanos, indígenas nativos, contaminando-os com doenças europeias para as quais não havia imun[...]

Walter Miranda (*)


Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.


© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.