Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

01/07/2020

Planejamento financeiro para os próximos meses

Desde o início de 2020, as preocupações com a Covid-19 têm causado impactos na vida social e econômica nacional e em âmbito mundial. Devido ao avanço da doença por todo o mundo, no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Junto com a crise sanitária se instaurou a crise econômica que vem afetando pessoas físicas e jurídicas por todo o mundo. Estados de distanciamento social foram implantados, fazendo com que muitas empresas não pudessem nem mesmo abrir as portas. Mas como sair dessa situação com a saúde financeira da sua empresa reerguida? Acompanhe as dicas abaixo!

Inove
Por conta de algo tão inesperado e inédito é preciso se reinventar o tempo todo. Se sua empresa não faz parte dos chamados serviços essenciais e não pode funcionar normalmente, pense em formas criativas de lidar com a situação. Fique próximo ao seu cliente, use a internet e as redes sociais a seu favor. Trabalhe com serviços de entrega. Ofereça serviços online. 

Refaça seu planejamento financeiro
Sua empresa com certeza tinha um planejamento financeiro que teve que ser refeito. Esse é o momento de fazer o planejamento para os próximos meses para se reerguer, definir as ações que devem ser tomadas e se planejar para que o impacto do COVID-19 seja de menor intensidade na sua empresa.
Além disso, é muito importante alinhar o seu planejamento financeiro com seu planejamento estratégico: agora mais do que nunca é fundamental pensar na empresa como um todo.
O momento de refazer o seu planejamento financeiro é agora, o quanto antes você agir, mais rápido sua empresa estará pronta para enfrentar o mercado pós pandemia.
Para isso, você deve levantar pontos como:
> O que é essencial ser pago agora;
> O que pode esperar para ser pago;
> Quais fornecedores estão abertos para negociação;
> Quais impostos foram prorrogados;
> Como está o estoque;
> Quais custos podem ser cortados e quais são essenciais. 

Lide com a inadimplência sua e de seus clientes
A inadimplência será algo mais comum nos próximos meses, por isso é preciso planejar para lidar com ela. 
Em sua empresa, tente renegociar dívidas com seus fornecedores. Se preciso, peça mais prazo para o pagamento, parcele. Este é um momento em que as pessoas estão mais propensas a se ajudar.
Por outro lado, da mesma forma, seus clientes podem ser inadimplentes, por isso, conte com esse fato em seu planejamento financeiro pós Covid-19. Mostre para seu cliente que você também o entende, renegocie sua dívida, ofereça mais prazo e melhores condições de pagamento. Assim, com certeza a inadimplência será menor. 

Conte com profissionais capacitados
Lidar com tanta pressão financeira nesse momento pode ser uma tarefa desgastante, por isso, o ideal é que sua empresa conte com profissionais capacitados para refazer o planejamento financeiro de acordo com o cenário mundial e local. É preciso ter um departamento financeiro bem estruturado para que tudo ocorra da melhor forma. Para isso, conte com uma consultoria especializada com experiência sólida no assunto.

por Patrícia Pazold, 41 anos. Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária

Patrícia Pazold (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade