
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
24/06/2020
Liberdade e democracia racial no Brasil e nos Estados Unidos
“Não haverá tranquilidade nem sossego enquanto os pretos não tiverem garantidos os seus direitos de cidadão...Enquanto não chegar o radiante dia da justiça...A luta dos pretos por liberdade e igualdade de direitos ainda está longe do fim”. (Martin Luther King em 1963)
No dia 13 de maio de 1888, há 132 anos, entrou em vigor a denominada Lei Áurea que extinguiu, legalmente, a escravidão no Brasil. A história real, vinda da Senzala e Quilombo, nos ensina que apenas uma minoria dos negros foi abrangida pela lei, pois a maioria já estava há anos nos Quilombos, fugidos das Senzalas. Portanto, a lei chegou muito tarde, após aproximadamente 350 anos de chegada dos primeiros negros no Brasil.
O Brasil foi o último país a abolir a escravidão nas Américas, e o que mais trouxe coercitivamente africanos para escravizar (em torno de 2,3 milhões). Enquanto aqui a escravidão foi legalmente abolida em 1.888, nos Estados Unidos isso ocorreu em 1.863. Nem lá e nem aqui houve reparação econ&oc[...]
Walter Miranda (*)
Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!
Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.
- Música Sertaneja: Zé do Rancho & Zé do Pinho
- O PT sendo colocado nas cordas
- Música Sertaneja: Industrial e Fazendeiro e Irmãs Silveira
- Contrato de arrependimento: garantia de liberdade e segurança nas relações contratuais
- Na dança do ITBI, quem dançou foi o contribuinte
- Não mexam na nossa riqueza! Cortem gastos sociais!
- Crianças na Igreja: um sinal de Igreja viva e em crescimento
- O juiz que escolheu o arbítrio
- Trump e Netanyahu estão brincando com fogo
- Música Sertaneja: poeta Orlando Gomes - 15 anos de saudade
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.