Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

24/06/2020

Liberdade e democracia racial no Brasil e nos Estados Unidos

“Não haverá tranquilidade nem sossego enquanto os pretos não tiverem garantidos os seus direitos de cidadão...Enquanto não chegar o radiante dia da justiça...A luta dos pretos por liberdade e igualdade de direitos ainda está longe do fim”. (Martin Luther King em 1963)

No dia 13 de maio de 1888, há 132 anos, entrou em vigor a denominada Lei Áurea que extinguiu, legalmente, a escravidão no Brasil. A história real, vinda da Senzala e Quilombo, nos ensina que apenas uma minoria dos negros foi abrangida pela lei, pois a maioria já estava há anos nos Quilombos, fugidos das Senzalas. Portanto, a lei chegou muito tarde, após aproximadamente 350 anos de chegada dos primeiros negros no Brasil.
O Brasil foi o último país a abolir a escravidão nas Américas, e o que mais trouxe coercitivamente africanos para escravizar (em torno de 2,3 milhões). Enquanto aqui a escravidão foi legalmente abolida em 1.888, nos Estados Unidos isso ocorreu em 1.863. Nem lá e nem aqui houve reparação econ&oc[...]

Walter Miranda (*)


Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.


© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.