Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

23/05/2020

Existe ética na política?

Se forem confiáveis as pesquisas, dir-se-á que não. A política partidária, qual a exercida recentemente no Brasil, se contaminou e hoje colhe a maléfica resposta que o eleitorado lhe dá. Generaliza, como se não houvesse mais um só político probo, honesto, sério, merecedor de respeito e de credibilidade.
Nem sempre foi assim. O Brasil já teve homens de elevada estatura moral a gerir a coisa pública. Falta, isto sim, é reverenciá-los como merecem. Típico de um país pouco escolarizado, em que enorme parcela da população mal sabe garatujar seu nome, é colocar no arquivo dos esquecidos os seus vates.
Cumpre a quem ama o Brasil e quer que ele seja recolocado nos trilhos do verdadeiro progresso – um desenvolvimento sustentável baseado no respeito ao ser humano e à natureza – revolver páginas históricas e mostrar a uma juventude que, com razão, está desalentada, motivo para revigoramento da esperança.
Um episódio que fornece exemplo de ética é o da lealdade do Presidente do Estado de São Paulo – assim se chamavam os Governadores na Primeira República – aos valores republicanos.
O feitio democrático-republicano foi um fator decisivo para a proclamação da República em 1889. Sem fazer juízo se isso foi bom ou se teria sido melhor preservar o Império, já que Pedro II era um estadista que não encontrou sucessor à altura, a verdade é que os jovens do PRP acreditavam no regime em que os mandatos são transitórios e conferidos pelo povo.
Assim, quando em 1893 irrompeu a rebelião da esquadra, contra o mandonismo de Floriano Peixoto, alarmaram-se os republicanos de São Paulo. O golpe inicial fora do almirante Custódio de Melo, com adesão imediata de Saldanha da Gama.
Foi quando Bernardino de Campos, à frente do governo bandeirante, enviou ao Presidente da República um telegrama com o teor que segue: “Navios Revoltados não podem impor sua vontade à nação pelas armas. É inaceitável o uso da força para resolver assunto político, quando funcionam livremente os poderes legais. Dou e darei todo apoio à vossa autoridade de Presidente da República porque sois o poder legítimo. Vosso civismo amparará as instituições no lance aflitivo a que são levadas. Confiai em minha lealdade. Bernardino de Campos, Presidente de São Paulo”.
Há similares recentes de tal fidelidade à causa? Se houver, aceitarei elenca-los para mostrar que a ética na política sobreviveu aos sobressaltos e ainda nutre as pessoas de bem que não se assustam diante do melancólico panorama que se descortina de alguns espaços dos intestinos da má política. 

(*) José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, Docente da Pós-Graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – 2019-2020

José Nalini (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade