CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
16/02/2020
Drones, um mercado com boas perspectivas
Os Vants (Veículos Aéreos Não Tripulatos), também conhecidos como drones, vêm ganhando mercados e sua aplicação cresce a cada ano. A ferramenta tecnológica aponta para novos e inusitados usos, ampliando suas boas perspectivas.
O equipamento se popularizou nos últimos anos pela extensa utilização em fotografias aéreas. As redes de televisão adquiriram diversas unidades e permitiram um outro olhar sobre a paisagem. Até mesmo um programa especial passou a mostrar regiões vistas de cima.
Na agricultura, o drone tem sido aplicado para o monitoramento de diversas culturas e, com tecnologia embarcada, contribui para detectar possíveis infestações ou até mesmo quebra na safra. Com um mapeamento detalhado, o produtor pode programar a aplicação de defensivos agrícolas apenas nas áreas afetadas, também por um Vant.
As empresas de energia elétrica passaram a utilizar os drones na checagem da rede de transmissão. Nas grandes cidades, a polícia tem nesse equipamento um aliado importante para a gestão do trânsito, entre outras aplicações.
Nascidos como uma ferramenta bélica na Segunda Guerra Mundial, com o surgimento do primeiro míssil moderno guiado, os Vants assumiram o papel de espiões ou importante instrumento de vigilância. Com o decorrer das décadas, os drones ganharam autonomia e já são capazes de realizar missões em grandes distâncias. Todos esses usos têm permitido reduzir a exposição humana aos riscos inerentes de algumas profissões. No futuro, a redução desses riscos será ainda maior.
Em janeiro de 2020, a Embraer assinou um acordo de cooperação com a start up Elroy Air. A parceria vai permitir o desenvolvimento de tecnologias no setor de transporte de carga aérea autônoma. De olho no crescimento do comércio eletrônico, a Embraer aposta nos Vants como solução que garante maior flexibilidade, reduz custos, facilita a logística, oferecendo uma alternativa para o transporte de cargas.
O avanço do uso de drones, principalmente pela Embraer, vai ampliar um importante mercado para a indústria nacional. Temos ainda desafios no quesito segurança no uso intensivo dessa ferramenta. Por isso, a autoridade aeronáutica precisa acompanhar a evolução da demanda tecnológica, garantindo tranquilidade para a população.
(*) Shailon Ian é engenheiro, CEO da Vinci Aeronáutica e fundador do Centro de Treinamento Online em Aviação Civil Vinci Ideas
Shailon Ian (*)
- Análise parcial do orçamento federal para o ano de 2026
- Os anos vão passando (2026 está chegando)
- Música Sertaneja: Fim de Ano
- Audiência de Custódia - Garantia de direitos e controle da prisão no sistema de justiça
- O Natal, a fome e a miséria no Brasil
- Música Sertaneja: Hino dos Reis
- Testamento: autonomia da vontade, limites legais e prevenção de conflitos sucessórios
- "Obra de esperança: o cuidado para com os doentes"
- FELIZ 2026!? Análise do cenário do mercado de trabalho brasileiro em 2026
- O valor do salário mínimo para 2026 é irrisório
- Música Sertaneja: Sonho de Caboclo
- Negativação indevida: o que é, como se proteger e quando buscar orientação jurídica
- Bullying não é brincadeira: é crime!
- O Brasil em festa permanente
Imagens da semana
© Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.













