Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

16/02/2020

Drones, um mercado com boas perspectivas

Os Vants (Veículos Aéreos Não Tripulatos), também conhecidos como drones, vêm ganhando mercados e sua aplicação cresce a cada ano. A ferramenta tecnológica aponta para novos e inusitados usos, ampliando suas boas perspectivas.
O equipamento se popularizou nos últimos anos pela extensa utilização em fotografias aéreas. As redes de televisão adquiriram diversas unidades e permitiram um outro olhar sobre a paisagem. Até mesmo um programa especial passou a mostrar regiões vistas de cima.
Na agricultura, o drone tem sido aplicado para o monitoramento de diversas culturas e, com tecnologia embarcada, contribui para detectar possíveis infestações ou até mesmo quebra na safra. Com um mapeamento detalhado, o produtor pode programar a aplicação de defensivos agrícolas apenas nas áreas afetadas, também por um Vant.
As empresas de energia elétrica passaram a utilizar os drones na checagem da rede de transmissão. Nas grandes cidades, a polícia tem nesse equipamento um aliado importante para a gestão do trânsito, entre outras aplicações.
Nascidos como uma ferramenta bélica na Segunda Guerra Mundial, com o surgimento do primeiro míssil moderno guiado, os Vants assumiram o papel de espiões ou importante instrumento de vigilância. Com o decorrer das décadas, os drones ganharam autonomia e já são capazes de realizar missões em grandes distâncias. Todos esses usos têm permitido reduzir a exposição humana aos riscos inerentes de algumas profissões. No futuro, a redução desses riscos será ainda maior.
Em janeiro de 2020, a Embraer assinou um acordo de cooperação com a start up Elroy Air. A parceria vai permitir o desenvolvimento de tecnologias no setor de transporte de carga aérea autônoma. De olho no crescimento do comércio eletrônico, a Embraer aposta nos Vants como solução que garante maior flexibilidade, reduz custos, facilita a logística, oferecendo uma alternativa para o transporte de cargas.
O avanço do uso de drones, principalmente pela Embraer, vai ampliar um importante mercado para a indústria nacional. Temos ainda desafios no quesito segurança no uso intensivo dessa ferramenta. Por isso, a autoridade aeronáutica precisa acompanhar a evolução da demanda tecnológica, garantindo tranquilidade para a população.

(*) Shailon Ian é engenheiro, CEO da Vinci Aeronáutica e fundador do Centro de Treinamento Online em Aviação Civil Vinci Ideas

Shailon Ian (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade