Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

08/12/2019

Custos de manutenção

Com o mercado cada vez mais exigente, a prioridade quanto à eficácia e eficiência dos processos produtivos das empresas tendem a aumentar.
A perda de produtos e/ou até mesmo de tempo de produção devido a manutenção inadequada de suas máquinas e equipamentos é sempre um problema sério para a operacionalidade da empresa.
A alocação correta dos custos diretos, indiretos e induzidos impactam diretamente na tomada de decisões, avaliação de estoques, alcance de competitividade e o cálculo dos impostos. Ainda, há falta de conscientização dos gestores sobre a importância da influência do impacto dos custos de manutenção de máquinas e equipamentos em relação a operacionalidade, capital investido e formação do preço de venda. Muitos alocam estes custos de maneira erronia, não sendo alocados de acordo com a principal atividade operacional da empresa visando apenas a redução de custos e aumento de lucratividade. 
Como identificar os custos:
· Custos diretos, que envolvem mão de obra, ferramentas, peças de reposição, insumos e serviços (ligados diretamente a produção do produto final);
· Custos indiretos, que são oriundos da depreciação de equipamentos e do lucro cessante (prejuízo causado pela interrupção de uma atividade);
· Custos induzidos, que são os relacionados a impactos nos processos produtivos ou no caixa da empresa e foram gerados por uma falha no setor de manutenção.
Em muitos casos o setor de manutenção de máquinas e equipamentos é visto como despesa, por sempre lidar com problemas que deveriam ser evitados, porém, o mesmo pode ser visto como uma ótima ferramenta estratégica para os negócios, pois apesar de muitas empresas contarem com maquinário muitas vezes semelhantes, cada organização tem sua própria dinâmica, sua cultura organizacional, e naturalmente todas estão sujeitas a manutenções periódicas, quebras e seus tempos de setup. Logo a empresa que consegue ter maior eficiência neste setor tende a gastar menos e ter maior competitividade, sempre lembrando que todo custo gera impacto na formação do preço final.

(*) Alunos do 8º semestre de Contábeis – FUNEPE: Alessandro Guilherme e Gustavo Guiaro; Supervisão: Prof. Me. Ivan Gottems

Alessandro Guilherme e Gustavo Guiaro (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade