Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

19/10/2019

Lombo-faixa, lombo visão tão lombo-responsabilidade

A implantação das lombo-faixas na cidade de Penápolis, foi realizada para uma melhor locomoção de pedestres promovendo o bem-estar, conforto e o principal, a segurança.
Em Penápolis ainda muito se discute sobre o assunto, falando sobre verbas disponibilizadas, locais estratégicos, movimentação, entre outros. 
Acontece que na cidade antes de qualquer mudança ou implantação no trânsito é necessário primeiramente conscientizar os motoristas.
Se não houver uma mobilização para conscientização onde realmente a responsabilidade “entre na mente” dos motoristas que ao avistar alguém se aproximando da faixa, que seu cuidado deve ser redobrado, parando seu veículo e não avançando em cima do pedestre, sem ação de conscientização é dinheiro investido a toa, é verba jogada fora.
As lombo-faixas instaladas em outras cidades funciona bem, me pergunto quanto tempo ainda levará para os munícipes motoristas de Penápolis aprenderem a respeitar os pedestres que utilizam a via para atravessar?
Andando de carro como motorista observei uma lombo-faixa pintada de vermelho, que por sinal chama a atenção do motorista, permitindo que ele reduza a velocidade na Avenida Augusto P. de Moraes, já em outras vias as mesmas se encontram na cor asfáltica o que até pode passar despercebido por alguém que não conhece a via, vindo a passar pelo local pela primeira vez, mas mesmo assim não permitindo a velocidade excessiva.
Cidades do Paraná, como Rolândia e outras, são exemplos de responsabilidade no trânsito, vias contendo lombo-faixa ou não os motoristas param para o pedestre atravessar, ninguém ousa arriscar para causar danos ou até comprometer a vida de ninguém.
Em Penápolis, próximo ao colégio Oceu, existe uma lombo-faixa que quase ninguém respeita apesar do fluxo de alunos em horários de pico, certo dia fui atravessar quando uma camionete parou, mas quando avancei para chegar à calçada uma moto passou em alta velocidade, quase me levando junto. 
Novamente ressalto a importância de dizer aos munícipes, cobrem pelo seu espaço de atravessar em segurança, seja sozinho ou com seus filhos, mas também quando estiver do outro lado como motorista, respeite a faixa de travessia. 
Aos vereadores de plantão, que discutem as verbas para onde colocar mais vias, peço aos mesmos que junto aos órgãos responsáveis pintem de vermelho, rosa, verde limão, pinte e repinte quantas vezes forem necessárias para que o motorista, ENXERGUE, CONSCIENTIZE e PARE, para que o pedestre atravesse, afinal hoje você dirigi o carro e amanhã pode ser você utilizando a lombo-faixa!

(*) Andreia de Oliveira, radialista e jornalista

Andreia de Oliveira (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade