Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

SUA OPINIÃO

Você aprovou o novo aplicativo de notícias do DIÁRIO DE PENÁPOLIS?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

17/09/2019

Música Sertaneja: Trio Mineiro

Imagem/Reprodução
Detalhes Not�cia

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história do Trio Mineiro e suas formações. Agradecendo nossa amiga jornalista e pesquisadora Sandra Peripato pelas informações.
O Trio Mineiro em sua primeira formação teve como componentes “Bolinha, Nhô Pinta e Cosmorama”, em sua segunda formação: “Mariano, Nhô Pinta e Robertinho”, e em sua terceira formação “Mineirinho, Hernandez e Goiá”.
Fizeram parte do elenco da Rádio Piratininga de São Paulo. Tanto na primeira como na segunda formação, nenhum de seus componentes era nascido em Minas Gerais. Em 1950, estrearam em disco, interpretando o rasqueado “Buquê de Rosas” e a moda campeira “Boiada Carreira”. Por volta de 1956 houve mudanças no trio, com as saídas de Bolinha e Cosmorama, substituídos por Mariano, que formou dupla com Caçula e, Robertinho do Acordeon. Nesse período apresentaram-se nos programas “Festa na Roça”, na Rádio Tupi e “Alvorada Cabocla”, de Nhô Zé na Rádio Nacional, ambas em São Paulo. Apresentavam-se também em circos. Em 1959, houve uma nova mudança no trio, que passou a ser intergrado por Mineirinho, Hernandez e Goiá (poeta e compositor), e gravaram de Goiá e Arlindo Pinto o rasqueado “Capricho”, e de Goiá e Mineirinho o valseado “Coisas da Vida”. O Trio se desfez nos anos de 1960. Outras formações também surgiram com o tempo. Ao todo foram gravados 18 discos de 78RPM, 3 LPs e alguns CDs remasterizados. Um dos maiores sucessos do Trio Mineiro foi a música da “Catarina”. 
Amigos grande abraço, semana que vem tem mais.

 (*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 às 06:30 da manhã, domingo das 05:00 às 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br . 
Caipirão escreve às terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2019 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.