CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
17/09/2019
Música Sertaneja: Trio Mineiro
Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história do Trio Mineiro e suas formações. Agradecendo nossa amiga jornalista e pesquisadora Sandra Peripato pelas informações.
O Trio Mineiro em sua primeira formação teve como componentes “Bolinha, Nhô Pinta e Cosmorama”, em sua segunda formação: “Mariano, Nhô Pinta e Robertinho”, e em sua terceira formação “Mineirinho, Hernandez e Goiá”.
Fizeram parte do elenco da Rádio Piratininga de São Paulo. Tanto na primeira como na segunda formação, nenhum de seus componentes era nascido em Minas Gerais. Em 1950, estrearam em disco, interpretando o rasqueado “Buquê de Rosas” e a moda campeira “Boiada Carreira”. Por volta de 1956 houve mudanças no trio, com as saídas de Bolinha e Cosmorama, substituídos por Mariano, que formou dupla com Caçula e, Robertinho do Acordeon. Nesse período apresentaram-se nos programas “Festa na Roça”, na Rádio Tupi e “Alvorada Cabocla”, de Nhô Zé na Rádio Nacional, ambas em São Paulo. Apresentavam-se também em circos. Em 1959, houve uma nova mudança no trio, que passou a ser intergrado por Mineirinho, Hernandez e Goiá (poeta e compositor), e gravaram de Goiá e Arlindo Pinto o rasqueado “Capricho”, e de Goiá e Mineirinho o valseado “Coisas da Vida”. O Trio se desfez nos anos de 1960. Outras formações também surgiram com o tempo. Ao todo foram gravados 18 discos de 78RPM, 3 LPs e alguns CDs remasterizados. Um dos maiores sucessos do Trio Mineiro foi a música da “Catarina”.
Amigos grande abraço, semana que vem tem mais.
(*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 às 06:30 da manhã, domingo das 05:00 às 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br .
Caipirão escreve às terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Música Sertaneja: Hino dos Reis
- Testamento: autonomia da vontade, limites legais e prevenção de conflitos sucessórios
- "Obra de esperança: o cuidado para com os doentes"
- FELIZ 2026!? Análise do cenário do mercado de trabalho brasileiro em 2026
- O valor do salário mínimo para 2026 é irrisório
- Música Sertaneja: Sonho de Caboclo
- Negativação indevida: o que é, como se proteger e quando buscar orientação jurídica
- Bullying não é brincadeira: é crime!
- O Brasil em festa permanente
- A quem interessa o STF enfraquecido?
- Música Sertaneja: Maurício e Mauri
- 13º salário: entenda suas regras
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.













