Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

27/08/2019

Música Sertaneja: Jacó e Jacozinho

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Gabriel Jacó e Jacozito

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história da dupla Jacó e Jacozinho, agradecendo a pesquisadora e jornalista Sandra Peripato pelo apoio nas pesquisas.
Antonio Jacob (Jacó), nasceu em 20 de fevereiro de 1939 e Amado Jacob (Jacozinho) nasceu em 13 de outubro de 1944, ambos na cidade de Assis-SP. Filhos de Gabriel, conhecido como Jacó da Viola) e de Dona Maria Joana.
Jacó e Jacozinho são de uma família de 9 irmãos, filhos de Gabriel Jacob e Maria Joana. A dupla que se iniciou com o nome “Jacó e Jacozinho” era formada por Benedito e Amado, que gravaram os dois primeiros discos 78 rpm. Já no primeiro LP, gravado em 1964, a dupla passou a ser formada por Antonio e Amado que permaneceram até 1981, quando faleceu Antônio. 
Pedro, que era o oitavo filho do casal, costumava substituir um ou outro em shows e no rádio quando acontecia algum imprevisto. 
Iniciaram a carreira em Sorocaba-SP, depois foram para a capital paulista sendo contratados pela Rádio Nacional. Jacó e Jacozinho foi a dupla que mais vendeu discos na década de 1970, ao lado de Tião Carreiro e Pardinho. 
Ao todo lançou mais de 40 discos, tendo sido 28 de “Jacó e Jacozinho”, 2 de “Amado e Antônio” entre outros lançamentos.
Em 1980, o Antonio gravou um disco com o Pedro, que ocupou o lugar do Jacozinho, já que Amado se encontrava gripado e não podia fazer o disco. 
Em 14 de fevereiro de 1981, Antonio Jacob (o Jacó da formação principal da dupla) faleceu vítima de traumatismo craniano, após uma queda acidental, na qual bateu a cabeça. 
A imprensa da época divulgaram diversos boatos, informando que um dos irmãos teria sido culpado pela morte do outro. A família se viu obrigada a mover alguns processos judiciais contra os responsáveis. 
Amado, o Jacozinho, também gravou 2 discos sozinho, colocando as duas vozes. Logo faleceu por problemas no coração,
Pedro Jacob deu continuidade gravando com Alberto Rocha (primeiro Jacozito) e se apresentando ao lado de seu filho Pedro Rafael Jacob com a dupla “Jacó e Jacozito” que gravaram 7 CD’s. Outro filho de Pedro, que tem o nome do avô, Gabriel é musico profissional e já produziu gravações de Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Cezar e Paulinho, Di Paulo e Paulino, Pedro e Thiago, Rio Negro e Solimões, entre outros. 
Pedro morreu em 2009 aos 60 anos de idade, por problemas cardíacos. Teve uma outra formação chamada Jacó e Jacó Filho que gravou um CD.
Atualmente existe uma dupla se apresentando como Jacó e Jacozinho, um é sobrinho da dupla original e o outro é um antigo amigo da família Jacob.
Recentemente os filhos do Pedro Jacob, Gabriel e Pedro Rafael abraçaram a bandeira da música caipira defendida por tantos anos pela família. Gabriel Jacó e Jacozito, estão levando o legado de Jacó e Jacozinho por todo Brasil.
Os maiores sucessos das formações de Jacó e Jacozinho são: Papai Me Disse, Castigo de Fazendeiro, Sete Irmãos, A Capa do Viajante, Preto e Branco, Velho Valente, Os Filhos da Bahia, Ladrão de Terra, Muleta de Arueira, Pepino, Filho Pobre, Ninho de Cobra, entre tantos outros. 
Amigos semana que vem amigos tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

(*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 às 06:30 da manhã, domingo das 05:00 às 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br . Caipirão escreve às terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade