Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

24/07/2019

A boca fala do que o coração está cheio

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. (Mateus 12:34)

Penso que, mais do que ser cristão religioso, é muito importante conhecer os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, conforme nos ensina a Bíblia. Ela nos revela, em minha opinião leiga em teologia, histórias importantes envolvendo as relações sociais entre seres humanos economicamente poderosos, pobres e servos (escravos).  É aí que, na minha humilde opinião, é possível separar o joio do trigo nas relações sociais e econômicas desde aqueles tempos. Pessoalmente entendo que Jesus Cristo sempre deixou clara a sua missão aqui na Terra, de opção pelos pobres e humildes.   
Não é preciso ter formação educacional e cultural para, através da Bíblia, conhecer a história da humanidade e perceber que em todas as regiões do planeta Terra temos e sempre tivemos povos de várias etnias e culturas, primitivos ou não. Esses povos têm seus deuses, entendidos como entes íntimos, eternos, sobrenaturais e espirituais.
 O livro “Povo Brasileiro”, do saudoso Darcy Ribeiro, nos mostra o maravilhoso perfil cultural dos brasileiros. Ele revela os diversos agrupamentos humanos no nosso país. São inúmeras as raças que favorecem a formação da população brasileira. Temos indígenas, africanos, imigrantes europeus, asiáticos, árabes, judeus, enfim, de várias etnias e religiões. Em todo mundo, somente um terço da população é cristã, divididos em diversas religiões e até seitas. 
O 5º, inciso “VI” da Constituição Federal, nos garante a liberdade de consciência e de crença. Penso que o presidente abriu a boca e, objetivando agradar a bancada evangélica no Congresso, disse que vai indicar para o Supremo Tribunal Federal um ministro terrivelmente evangélico. Considero esta pretensão um desrespeito à diversidade cultura e religiosa no nosso país. 
Vejam outras frases do presidente: “O erro da ditadura foi torturar e não matar”; “O policial entra, resolve o problema e, se matar 10, 15 ou 20, com 10 ou 30 tiros cada um, deverá ser condecorado, e não processado”; “Quando a mulher volta da licença maternidade e ainda tem um mês de férias, no ano ela não trabalha cinco meses. Quem paga é empregador”; Sobre os filhos: “Foram quatro homens. A quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”. São frases machistas e de apologia à violência. 
Em Mateus 5:39 está escrito: “...se qualquer um te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”. Aqui está claríssimo que Jesus Cristo nos ensina a não sermos violentos e a evitarmos confrontos. Assim, quando abre a boca e defende a sua proposta armamentista, deixa de ser cristão. Para mim Deus é paz, amor, perdão, misericórdia e salvação. 
Se o presidente se identifica cristão, deveria conhecer o que Jesus nos ensina em Mateus 25:35 (..tive fome e destes-me de comer). Ele veio claramente para matar a nossa fome física e espiritual. Bolsonaro falou do que seu coração está cheio quando, diante da divulgação do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação informando que no Brasil 2,5% da população (5,2 milhões de brasileiros) passam fome, disse que é mentira. Mentir é pecado e o presidente mentiu.  
Ao longo da carreira política do presidente Bolsonaro é possível destacar diversas frases ditas por ele, demonstrando que seu coração está cheio de ódio, vingança, perseguição e preconceitos. Ele precisa ser verdadeiramente cristão. Não é a toa que, ideologicamente, ele se identifica com o presidente norte-americano Donald Trump. Ele também se identifica cristão e membro da religião presbiteriana.

(*) WALTER MIRANDA é Presidente do Sindifisco Nacional - Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal/Delegacia Sindical em Araraquara, Pós-graduado em Ciência Contábeis pela PUC/SP, militante da CSP-CONLUTAS-Central Sindical e Popular. Escreve as quartas-feiras para o DIÁRIO - E-mail: wm@sunrise.com.br

WALTER MIRANDA (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade