Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

23/07/2019

Música Sertaneja: Zazá e Zezé

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Amigo amante da nossa música sertaneja, hoje escrevi um pouco sobre a história da dupla goiana Zazá e Zezé.
A dupla Zazá & Zezé foi formada por volta de 1979 e foi o primeiro trabalho profissional de Zezé di Camargo, depois da extinção da dupla Camargo e Camarguinho, que formara, ainda criança, com o irmão Emival. Depois integrou o trio “Os Caçulas do Brasil” junto com Ary, Silvio Canhoto e Zé Neto (esse Zé Neto era o Zezé que acompanhava o trio como sanfoneiro).
A dupla Zazá e Zezé gravou três discos. O primeiro deles, A Caminho do Além, foi lançado em 1980 pela gravadora Chantecler. 
Em 1982, lançaram,  Berço do Mundo, no qual interpretaram as músicas “Gosto de Fruta” e “Esperança morta. Em 1984, a dupla lançou o seu último disco, o LP Festa dos 15 Anos, também pela Chantecler, com as músicas “Festa dos Quinze Anos”, de Darci Rossi e Marciano, e “Rodovia.
Depois, a parceria acabou se dissolvendo. Zezé contou que passou a usar o sobrenome Di Camargo porque Areovaldo teria registrado o nome Zazá & Zezé sem que ele soubesse.
Terminada a parceria com Zezé di Camargo, Zazá passou a adotar o nome artístico Zazá Brasil, e chegou a gravar alguns discos solo, mas não seguiu com a carreira, embora nunca tenha abandonado a música.
Nos anos 1990, Zazá se uniu a Maurício Rabelo, e formou a dupla Maurício Rabelo & Zazá Brasil. Em 2005, Areovaldo entrou com uma ação em que pedia indenização contra a esposa de Zezé, Zilu Almeida Godoy de Camargo, com a alegação de que ela teria dito em uma entrevista à revista Chiques e Famosos que ele havia morrido e que isso trouxe transtornos irreparáveis a sua carreira. Areosvaldo, porém, perdeu a ação, já que a Justiça entendeu que houve um erro do autor da matéria e que o mesmo foi reparado na edição seguinte da mesma revista, na seção “Gente e Destaques”, com o título “Zazá mais vivo que nunca”.
Em 2010, ele abriu uma nova ação na Justiça por danos morais contra a Columbia Tristar Filmes do Brasil, a Conspiração Filmes Entretenimento S.A., a Globo Filmes e a Zezé Di Camargo & Luciano Produções Ltda. com a alegação de “distorções sobre sua pessoa no filme 2 Filhos de Francisco. No filme, Zazá aparece como Dudu e, segundo alega na ação, teve sua história contada de forma equivocada, o que lhe trouxe prejuízos para a carreira. A juíza, porém, julgou como improcedente a ação por entender que tratava-se de uma obra de ficção, não havendo obrigação de o filme narrar com exatidão toda a vida da dupla formada por Zezé e seu irmão. “Principalmente em se tratando de filme cinematográfico cuja duração média é de duas horas, sendo impossível retratar em tão pouco tempo duas vidas inteiras”.
Zezé di Camargo chegou a gravar discos solo, assim que terminou sua parceria com Zazá. Atualmente segue firme sua carreira junto ao seu irmão Luciano, no qual já gravaram 38 trabalhos entre LPs, CDs, EPs e DVDs.
Zazá faleceu em 12 de julho de 2019, aos 67 anos. Ele esteve internado por alguns dias em um hospital de Ipameri-GO, sua cidade natal por conta de um câncer no pâncreas.
Amigos, semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, abração.

(*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 as 06:30 da manhã, domingo das 05:00 as 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br . Caipirão escreve as terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade