Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

16/06/2019

Fim dos tempos

“Nós vivemos um fim de civilização. Ouvem-se os rumores sísmicos. Estalam as cordilheiras das instituições. E o homem geme de cansaço. Ah! Se pudesse fugir de si mesmo! Se pudesse tomar três séculos de licença!”.
Esta frase foi escrita por Gustavo Corção em 1952, para o livro “As Fronteiras da Técnica”. Obra que continua atual, até porque a humanidade hoje está à mercê da todo-poderosa tecnologia, imposta pelo mercado, ávido por usufruir da mais valia propiciada pelos avanços da 4ª Revolução Industrial.
O mesmo diagnóstico vale hoje: “Esse cansaço de que padece a nossa civilização é essencialmente um cansaço moral”. Ele é detectável por dois sinais: o primeiro é a deliquescência dos caracteres e o relaxamento dos costumes. “É o imoralismo anárquico, empírico, sem regras”. Já o segundo é ainda mais sério: “está nos sistemas, nas filosofias, nas mensagens. É o amoralismo de novas regras”.
O “é proibido proibir” de 1968 conduziu a civilização a um absoluto descontrole. Tudo é permitido, a partir da perda de polidez, de bons modos, de educação de berço. Da putrefação da moral, o homem foge para a ciência e para a técnica. “O tecnicismo é uma evasão. Cansado da realidade moral, fatigado de sua própria condição, enjoado da liberdade, o homem procura uma escapatória, como se quisesse tomar férias da sua própria humanidade. E tenta então inscrever seus atos numa nova pauta, além ou aquém do bem e do mal, sob a clave da poesia que prometa uma superação ou de uma técnica que assegure uma confortável desumanização”.
Só que não se sente bem. Permanece o desconforto, o mal-estar inexplicável. É porque “a vida, isto é, a vida moral, não tem interrupção. A prudência é uma virtude sem férias e sem aposentadoria. Há muita gente que sonha para os dias da velhice um descanso moral ao lado do descanso físico. Arrumam a vida, fazem economias, casam os filhos. Mas quando vão meter os pés cansados nos chinelos da felicidade, acontecem-lhe coisas como Deus permitiu que a Jó acontecessem. Os cálculos saem errados, erradíssimos, e um aumento de carga nos ombros chega justamente nos dias de fraqueza das pernas. E o duro chicote do Tempo não cessa de nos perseguir!”. 
O momento presente nos coloca na situação de perplexidade em relação a quase tudo. Foi com isso que sonhamos? Somos livres para continuar a escolher e a optar por várias veredas. Mas o abismo da liberdade pode também nos apavorar. 
“Não se desespere. Tudo passa, só Deus não passa!”, aconselhava Teresa D’Ávila. Ou a nós foi dado participar dos sinais do Apocalipse?

(*) José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, professor da Uninove e Anchieta, autor de “Ética Geral e Profissional”, 13ª ed., RT-Thomson Reuters

José Renato Nalini (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade