Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

31/05/2019

Tico tico no fubá

Antes do meu tempo pouco sei. Só sei que os artistas, principalmente cantores e cantoras tinham como caminho as rádios Nacional e Mairink Veiga, no Rio de Janeiro. Vê-se que era para poucos. Os demais sobreviveram viajando, fazendo apresentações nos prédios de cinemas, então chamados de “cine teatro de tal”.
Eram como caixeiros – viajantes vendendo a sua performance.
Depois vieram os discos de acetato com 78 rotações por minuto e adiante os long plays de 45 rotações e, finalmente, os CDs.
Aí os artistas começaram a se multiplicar pela facilidade de vender a sua voz. Pouco já se importava pela apresentação física do artista.
E hoje começamos a vivenciar um retorno.
Os cantores e cantoras já passam por uma outra situação. Já não se fala mais que venderam tanto e tantos milhares de discos.
As gravações estão nas “nuvens”. Em qualquer celular, com poucos reais, se compra tudo. Outro dia lembrei-me de Francisco Alves, ícone da década de 50. Foi fácil. Na hora apareceu cantando.
O mundo muda. Hoje já assistimos o retorno de antigamente com shows e outros tipos de apresentações fisicamente. É a volta do caixeiro viajante mas ganhando muito dinheiro enquanto milhares ficam abanando os braços pra lá e pra cá como que adorando geralmente uma pessoa que mais gesticula do que canta.
E os meios de comunicação, também, vão perdendo espaço. Enquanto isso, a violência aumenta porque se combate o tráfico e a venda da droga, mas não se orienta quanto as causas pelo consumo. Só o cigarrinho é combatido.
Assim cobra-se da escola educação quando não e por aí.
Reverte-se o quadro se for feita uma campanha intensa cobrando dos pais as suas participações como parte de 50% de responsabilidade no processo educacional de seus filhos. Interessa isso?
É fácil cobrar da escola!
Zequinha de Abreu ainda vive com o seu Tico Tico no Fubá. Os novos que não o imitem que não sobreviverá.

 

(*) Vanir Cavicchioli é penapolense e ex Diretor das EE Marcos Trench e Augusto Pereira de Moraes, ex Supervisor de Ensino na DRE de Penápolis, ex Professor e ex Diretor da FFCL de Penápolis, ex Supervisor de Ensino na DER Lins. Escreve toda sexta-feira para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: vanir-cavicchioli@bol.com.br

Vanir Cavicchioli (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade