Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

12/04/2019

Variações

Embora com cultura o ex Ministro da Educação parece que ainda não assimilou a cultura brasileira. É um colombiano naturalizado brasileiro. Por isso estava tropeçando no encaminhamento dos destinos do Ministério.
Falou coisas indevidas para um Ministro da Educação.
Esboçou uma fala importante sobre as Universidades Públicas. Entendo que bem disse que a Universidade Pública deveria privilegiar os mais bem-dotados intelectualmente. E que fosse paga por quem tivesse condições financeiras.
Isto é uma discussão sem fim. Parece que países economicamente avançados cobram dos alunos nas Universidades Públicas. Agem com bolsas para quem merece e demostra capacidade e interesse.
Há quem defenda que a Universidade Pública beneficia aqueles que vem de famílias mais abastecidas e estudam em escolas particulares.
Esse segmento depois vai usufruir da Universidade Pública que contraditoriamente é muito melhor que as particulares.
Aí vem o outro lado. Esse segmento já desonerou o Estado desde a pré-escola até o Ensino Médio.
Quanto o Estado não economizou? Imaginem se fosse decretada a extinção de todas as escolas particulares de ensino fundamental e ensino médio.
Seria o caos econômico para os Estados.
Só que tentando amenizar a situação foi instituído o sistema de cotas.
Mesmo com algumas facilidades ainda assim os cotistas têm que demostrar o mínimo de aprendizagem até na disputa de vagas para cotas.
Na verdade, o que falta mesmo é um incentivo para os mais bem-dotados intelectualmente. Seja de qualquer origem.
Um incentivo para aprofundamento dos estudos preparando uma elite intelectual pra fazer avançar nossa posição no cenário cultural mundial.
As nossas escolas públicas, no Estado de São Paulo, pelo que conheço oferecem condições materiais muito mais do que as escolas particulares, onde tudo é pago.
A diferença está na condução do caminho a ser percorrido pelos alunos das escolas públicas.
É muito difícil ser professor na escola pública. Professor apanhando de aluno. Escolas que ao invés de ter orientadores educacionais, mascaram esse trabalho com profissionais chamados MEDIADORES. Não tem que dizer que fazem orientação educacional. A própria nomenclatura já indica o tipo de trabalho.
Aí está a principal diferença entre a escola pública e a escola particular.
Escola pública faz muito mais do que se imagina. Mas precisa EDUCAR primeiro para sobrar espaço para assim ensinar. Assim caminhamos lentamente, com a evidente diferença entre escola pública e particular.

(*) Vanir Cavicchioli é penapolense e ex Diretor das EE Marcos Trench e Augusto Pereira de Moraes, ex Supervisor de Ensino na DRE de Penápolis, ex Professor e ex Diretor da FFCL de Penápolis, ex Supervisor de Ensino na DER Lins. Escreve toda sexta-feira para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: vanir-cavicchioli@bol.com.br

Vanir Cavicchioli (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade