Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

09/04/2019

Música Sertaneja: A Música e a Viola Caipira

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Olá amigos amantes da música sertaneja, vamos contar um pouquinho da história da nossa música sertaneja, hoje sobre a cultura caipira.
No inigualável universo que a Música Popular Brasileira possui, a música tradicional sertaneja, ou seja a nossa moda caipira apresenta-se como sendo uma das vertentes que mais representa a essência da formação étnica do povo brasileiro. Nela estão misturadas as influências culturais e contribuições dada pelos povos que aqui estavam e vieram, tendo na viola caipira seu instrumento de expressão com inspiração natural de suas composições através da lida no campo.
Na época do Brasil colônia, devido ao costume dos “homens brancos” que abriram clareiras com suas ferramentas para construírem suas casas, vilas e plantações, os índios, alheios a essas práticas, apelidaram aqueles de “caa-pira” (que cortam mato). 
A viola, que é denominação de praticamente todos os instrumentos de cordas até então de Portugal, era utilizada pelos missionários jesuítas no processo de evangelização nas comunidades a princípio isoladas, não demorando a serem utilizadas pelos pioneiros, chamando assim de viola caipira denominação até hoje utilizada.
A música caipira, também denominada de sertanejo raiz, música do campo, rural e sertanejo antigo, é uma manifestação espontânea do povo da zona rural, que reflete o dia-a-dia do trabalho, do lazer, da sua religiosidade e todas as relações sociais existentes nas comunidades interioranas. Continua viva por ser a grande essência da musica brasileira onde a maioria da população teve de uma forma ou outra suas raízes na roça, sejam daqui ou de seus países de origem. 
Como mérito a conotação de caipira, hoje, é associada à qualidade, aquilo que é puro ou especial. Veja os “ovos caipiras”, as “comidas caipiras”, relativamente caros, porém de excelentes qualidades, assim como a referida música, singela nas suas harmonias e com grande sentimento e profundidade na poesia, é a moda que vem da “alma do caboclo”, assim tornando-as, inesquecíveis capazes de atravessarem gerações sem perder a originalidade e beleza, música boa não tem idade está sempre atual. 
Grande abraço e até a próxima.

(*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 as 06:30 da manhã, domingo das 05:00 as 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br . Caipirão escreve as terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade