Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

01/03/2019

Mundo Controlado?

Em Lins, onde atualmente resido, só neste mês de fevereiro em três escolas estaduais houve agressão física a Professores. Um Professor teve seu olho esquerdo arrebentado por um aluno de 16 anos.
A justiça vai agir. Hoje temos os Conselhos Tutelares, Fundação Casa, órgãos que agem com menores de idade.
Como já vivi alguns anos que já me garantiram aposentadoria posso dizer que ANTIGAMENTE não existiam esses órgãos e professores eram respeitados. Nem ritmo de funk existia. Mas os tempos são outros.
Será que os Professores não serão questionados e julgados com maus professores e por isso estão apanhando? Tudo é possível acontecer. Aí vem Escola que expõe na porta que ali o índice do IDEB foi melhor. Isso não pode acontecer, segundo penso, porque em Escola pública quem determina o índice do IDEB é a clientela e seu entorno porque todos os Professores trabalham com esforços em todas as Escolas.
Voltando ao meu passado. Vejo como grande causa pelo desequilíbrio no funcionamento do Sistema Público Paulista das Escolas é seu desmantelamento.
Éramos orgulhosos de um sistema integrado.
Havia carreira, isto é, primeiro ser Professor. Condição de tempo de serviço e aperfeiçoamento eram passaporte para prestar concurso de Provas e Títulos para ser Diretor e assim para ser Supervisor de Ensino. Um sistema fechado como na carreira dos militares.
Hoje com o fechamento das faculdades de filosofia, ciências e letras e com a formação via EAD e sem organização funcional o que se verifica são agressões, com professores apanhando de alunos, porque são profissionais pouco identificados com o alto valor do trabalho que desenvolvem.
Nada a reclamar. Professores e alunos hoje fazem parte de um mesmo status social.
Só em países asiáticos que se reverencia o Professor.
Tomara que continuem assim.

(*) Vanir Cavicchioli é penapolense e ex Diretor das EE Marcos Trench e Augusto Pereira de Moraes, ex Supervisor de Ensino na DRE de Penápolis, ex Professor e ex Diretor da FFCL de Penápolis, ex Supervisor de Ensino na DER Lins. Escreve toda sexta-feira para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: vanir-cavicchioli@bol.com.br

Vanir Cavicchioli (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade