Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

09/01/2019

O BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS! Parte 2/final

Na primeira parte deste artigo, publicada no dia 3, centrei a minha opinião no entendimento do que significa, para mim, Deus estar acima de todos, lema usado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. Deixei claro que a violência, o ódio, a vingança, não está de acordo com a vontade de Deus. Deus é amor, bondade, mansidão. É não concordância com o desemprego, com a fome, com a miséria no Brasil e em todo mundo.
Fiz comparações do perfil político do presidente Bolsonaro com os ex-governantes Fernando Collor de Melo e Adolf Hitler. Comparei a estratégia política usada por Collor de Mello para vencer a eleição no ano de 1989 quando, de maneira oportunista, analisou a conjuntura social, econômica e política do Brasil na época, e planejou a sua campanha com ajuda da classe empresarial rica e TV Globo.
A história se repetiu e continua se repetindo na campanha política e eleição do presidente Jair Messias Bolsonaro. As religiões pentecostais e neopentecostais adotaram a candidatura de Collor de Mello. Os púlpitos das Igrejas se transforam em palanques eleitorais e o reino de Deus passou a ser o reino deste mundo, na contramão da sabedoria cristã. 
Para melhor entendimento das reflexões que faço nesta segunda parte do artigo, penso que seria melhor os (as) leitores (as) lerem a primeira parte publicada por este mesmo jornal. 
O que ocorreu com o governo nazista alemão de Adolf Hitler está acontecendo com o governo Trump. Donald Trump insiste em construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Sendo cristão presbiteriano, Donald Trump jamais deveria ter tomado essa decisão. Pior que isso, Trump tem levado milhões de cristãos fundamentalistas ocidentais a odiar árabes muçulmanos, fiéis do islamismo, acusados de terroristas e de homens-bomba. Nos últimos anos, conflitos entre árabes e judeus abalaram o mundo, mas o principal e real motivo são as reservas petrolíferas árabes que interessam à economia americana.
A partir do dia 2 de janeiro o lema “O Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” será a principal linha política do governo Bolsonaro. A correlação com o lema “American First” (América Primeiro), adotado por Trump, representa um comportamento segregacionista e discriminador que não me agrada. Bolsonaro jamais deveria se espelhar em Trump.
Penso que a decisão de se aliar a Israel, inclusive, mudar a Embaixada Brasileira de Tel Aviv para Jerusalém é precipitada e politicamente imatura. A razão é simples, Jerusalém é a capital sagrada para judeus, cristãos e mulçumanos. Jerusalém significa Cidade da Paz, mas os judeus parecem não estar preocupados uma vez que as decisões e alianças de Trump e Netanyahu têm levado a Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), a convidar 57 países muçulmanos a unirem forças contra Israel. 
O Brasil é um país pacífico, povos do mundo inteiro são bem-vindos e convivem aqui em perfeita harmonia. Portanto, a adesão de Bolsonaro ao acordo supracitado pode trazer consequências imprevisíveis e insegurança para os brasileiros.
Se Bolsonaro afirma que Deus está acima de tudo como aceita apoio de nazistas? Por que usa frases xenofóbicas demonstrando cultura política voltada para ódio aos “comunistas” e homossexuais? Se Bolsonaro proclama Deus acima de todos, será que entende que todos os homens são objeto do amor de Deus? 
O reino de Deus não era e continua não sendo deste mundo. Jesus veio nos ensinar que ser filho de Deus é amar o próximo e viver segundo o Evangelho, que significa Boas Novas. Em Mateus 25:35 Jesus Cristo deixa claro que é dever do cristão hospedar estrangeiros. No entanto é preciso entender que é correto dizermos: “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor” (Salmo 33:12). 
Que Deus e Jesus Cristo nos abençoe, e abençoem o Brasil e o mundo neste ano de 2019!

(*) WALTER MIRANDA é Presidente do Sindifisco Nacional - Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal/Delegacia Sindical em Araraquara, Pós-graduado em Ciência Contábeis pela PUC/SP, militante da CSP-CONLUTAS-Central Sindical e Popular. Escreve as quartas-feiras para o DIÁRIO - E-mail: wm@sunrise.com.br

WALTER MIRANDA (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade