Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

08/01/2019

Música Sertaneja: Castelo

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Amigo amante da musica sertaneja, hoje escrevo um pouco da história do cantor e compositor sul matogrossense Castelo.
Antonio Rodrigues de Queiróz, o Casrtelo, nasceu no dia 12 de Maio de 1951 na cidade de Três Lagoas-MS. 
Em 1964, ainda como amador iniciou sua jornada musical. Passou a profissionalizar a cantoria em 1966, (recebendo cachês). Nessa mesma época, formou dupla com Durvalino de Souza, cantou com o mesmo na Rádio Educação Rural de Campo Grande-MS, como também faziam suas apresentações em shows. Em seguida a convite de seu irmão Alex, formaram o Trio Serenata (Alex – Queiróz e Cidinho Castelo), de onde surgiu a primeira gravação em disco vinil. Daí em diante, surgiram os convites de gravadoras renomadas, entre elas: Chantecler, RGE, Emi, Odeon e outras. Formou em 1984 a dupla Mannsão onde já gravou o 1 LP da dupla Castelo & Mannsão “A Dupla Que Canta Assobiando e Assobia Cantando”. Dupla essa que ficou sendo conhecida no Brasil inteiro devido ao grande sucesso da composição de sua autoria, a canção “Garça Branca”. Também integrou o Grupo Pantanal no qual virou grande referência no estilo pantaneiro.
Ao longo da carreira gravou com vários parceiros e fez diversas participações nos programas realizados pela TV Cultura de SP entre eles o Viola, Minha Viola. Shows pelo Brasil e exterior. Consagradíssimo nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Tocantins, também é muito conhecido e realiza muitos shows nos países vizinhos Paraguai e Argentina. Clássicos do Chamamé como “Guri Chamamezeiro”, “Coisas do Poeira”, “Alma Guarani”, “A Moça do Chamamé” fazem parte do seu repertório.  
Atualmente Castelo soma em seu arquivo musical, 40 discos gravados entre LPs, CDs e DVDs. Ano passado (2018) realizou a festa de 50 anos de carreira com um Super Show na cidade de Campo Grande-MS, onde reside. Castelo está gravando seu mais recente CD intitulado “CASTELO & DAVID JR. DO BANDONEÓN” CD este que será lançado em Agosto deste ano na Colônia Paraguaia. 
Dia 20 de janeiro, domingo, Castelo estará em Penápolis se apresentando no 4º ENCONTRO DE VIOLEIROS DO CLUBE DO CAIPIRÃO, que será realizado no salão da igreja de Nossa Senhora de Fátima. Os convites estão à venda na Barraca do Lorão, Casa de Carnes do Kuru e Onda Verde Produtos Naturais. Informações (18) 99129-0699. 
Amigos semana que vem tem mais sobre a nossa música sertaneja. Abração.

(*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 as 06:30 da manhã, domingo das 05:00 as 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br . 
Caipirão escreve as terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade