Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

14/11/2018

Religião e política partidária

Desde os velhos tempos religiões sempre sofreram a influência da política. Os cristãos educados, estudiosos da Bíblia e os não cristãos também sábios nos fundamentos das suas religiões sabem disso. A visão despolitizada de muitos religiosos sobre as relações entre religião e política, prejudica a meu ver a real compreensão da história da humanidade contida na Bíblia.   
Dentro das minhas limitações enquanto ser humano, tenho estudado vários ensinamentos religiosos de povos de alguns países no mundo, além dos cristãos. Tenho, na minha biblioteca doméstica, livros doados por amigos muçulmano, budista, judeu e de religiões de matrizes africanas. 
Confesso que o assunto é muito complexo. Nos meus pouquíssimos anos de vida neste pequeno planeta do Sistema Solar, constituído por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Plutão, Netuno e Urano cheguei à conclusão que não sou nada em termos de sabedoria, e o criador de tudo, que para mim é Deus, é muito poderoso.  
Será que Jesus Cristo quando foi procurado para livrar o povo do domínio opressor dos Romanos, pagando altos tributos aos seus exploradores e sofrendo humilhações, aceitou ser o “salvador da pátria”? Entendo que não! Quando lhes fizeram tal proposta ele respondeu prontamente: “Meu reino não é deste mundo!” (João 18:36).
Ao ver que Jesus não aceitou libertá-los da opressão do império romano, a maior parte daquele povo o abandonou e o crucificou. Não entenderam que Jesus Cristo, pacificamente, veio para ensiná-los a respeitar a verdadeira lei, até então não obedecida tanto por judeus, quanto por romanos. 
No reino que ele propôs não haveria ignorância, injustiça, desamor, corrupção, violência. Um reino não regido por governantes terrenos, pecadores, exploradores e desumanos até hoje não entendido até pela maioria dos membros de religiões cristãs. Será que estou errado? Penso que não!
Na linha de pensamento de que não é correta a mistura de religião com política partidária, não gostei do que vi nesta última eleição, ou seja, líderes religiosos praticantes da teologia da prosperidade aqui na Terra, usando redes sociais e  púlpitos das igrejas para fazer campanha política para Bolsonaro. Será que eles não têm a consciência de que estão, de maneira oportunista, distorcendo a palavra de Deus para conquistar o poder aqui na Terra, exatamente o oposto do que Jesus Cristo nos ensina através da Bíblia?
Quando Jair Messias Bolsonaro, com o objetivo de conquistar votos dos membros das igrejas evangélicas, usou o ensinamento: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32), considerei uma heresia oportunista. Penso que nem ele sabe o que significa a verdadeira libertação ensinada por Jesus Cristo. 
Passadas as eleições, percebo que a maioria dos eleitores de Bolsonaro continuam acreditando que ele vai livrá-los da crise social e econômica provocada por um capitalismo selvagem. Aí eu digo: “Maldito o homem que confia no homem” (Jeremias 17:5). Eu não acredito em “salvadores da pátria”. Acredito e muito na organização e na luta dos trabalhadores. 
Assim entendo que um dos maiores erros nesta eleição foi a interferência religiosa na política partidária. Penso o mesmo quanto à interferência do futuro governo Bolsonaro na formação educacional e científica das crianças e jovens no nosso país, com o argumento de ter Escolas sem partido. 
O PRB, partido da Igreja Universal, a exemplo de outras religiões que exploram o ramo da educação, pretende abrir uma Faculdade voltada para ciências políticas. Penso, finalmente, que essa tática de misturar religião com política partidária não terá um final feliz. 

 

(*) WALTER MIRANDA é Presidente do Sindifisco Nacional - Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal/Delegacia Sindical em Araraquara, Pós-graduado em Ciência Contábeis pela PUC/SP, militante da CSP-CONLUTAS-Central Sindical e Popular. Escreve as quartas-feiras para o DIÁRIO - E-mail: wm@sunrise.com.br

WALTER MIRANDA (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade