
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
30/10/2018
Irmãs Barbosa

Amigo amante da musica sertaneja, hoje nosso artigo conta um pouco da história das “Irmãs Barbosa”.
Desde cedo, o talento das filhas teve o reconhecimento de seu Osvaldo, clarinetista e sanfoneiro, que deu a orientação vocal: Edna faria a segunda voz e Dinah, a primeira. O acerto do passo inicial consolidou a trilha do sucesso. Nascidas em São Paulo, Edna e Dinah levantaram a seguir vários prêmios em festivais de música sertaneja. Um deles, decisivo na carreira, foi o Festival Arizona, da Rádio Globo. Em 1981, Edna e Dinah obtiveram um segundo lugar na semi-final. No ano seguinte, primeiro lugar. Aí aconteceu a RCA e o primeiro disco da dupla, sem dúvida uma das mais afinadas da musica sertaneja no Brasil. Para Edna e Dinah, a música “Sanfona Xonada” (José Felipe e Paulo Gaúcho), destaque no primeiro disco, abriu as portas da gravadora Continental (Warner). E vieram novos sucessos, como “Pra que” (José Fortuna e Paraíso), “Menina Moça (Fátima Leão) e “Grita Coração” (Antônio Carlos e Jocafi). Vieram novos discos também. O quinto pela RGE, inclui uma belíssima regravação de “Querer e Perder” (Ray Girado - Versão de Roberto Cralos). Além da afinação notável, Edna e Dinah se destacam também pela versatilidade. Pela gravadoras Velas, elas lançaram dois trabalhos e no segundo CD elas cantam de Tião Carreiro a Chico Buarque. Passam pelos pampas gaúchos com Berenice Azambuja e revisitam Jessé e Raul Seixas. Em 2015 lançaram seu mais recente trabalho intitulado “Morena Bonita”. Considerada uma das duplas, mais afinadas do Brasil, as Irmãs Barbosa, Edna e Dinah, imprimiram ao longo de sua carreira, a versatilidade como característica marcante ao interpretar de modo único os grandes clássicos da música sertaneja.
Amigos semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 04:00 as 06:30 da manhã, domingo das 05:00 as 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br
Caipirão escreve as terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS
- O PT sendo colocado nas cordas
- Música Sertaneja: Industrial e Fazendeiro e Irmãs Silveira
- Contrato de arrependimento: garantia de liberdade e segurança nas relações contratuais
- Na dança do ITBI, quem dançou foi o contribuinte
- Não mexam na nossa riqueza! Cortem gastos sociais!
- Crianças na Igreja: um sinal de Igreja viva e em crescimento
- O juiz que escolheu o arbítrio
- Trump e Netanyahu estão brincando com fogo
- Música Sertaneja: poeta Orlando Gomes - 15 anos de saudade
- Contrato de união estável: segurança jurídica e autonomia
- Origem e sentido da Solenidade de Corpus Christi
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.