Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

09/03/2018

Lembranças

Amoreira, macieira, laranjeira, pereira, bananeira, figueira, videira, aboboreira, opa, só estou me lembrando de algumas espécies, de nomenclatura feminina, que produzem frutas. E muito mais. Produzem frutos que alegram a nossa vida. Uma parte que alegram a nossa vida. Outra parte deixa para a nomenclatura masculina. Isto para dizer que estamos no mês de março, que ostenta o dia 8 – oito – como Dia da Mulher. Simbolicamente porque todos os 365 e até 366 dias devem ser de homenagem às mulheres. Pena que está ocorrendo muitos feminicídios. Talvez sempre foi assim. Faltava serem noticiados. Covardes os agiram assim.
Então uso este espaço para minhas homenagens a todas que dignificam a sua condição de serem mulheres. As exceções são tão pequenas que não chegam a manchar a condição humana de ser mulher.
Campeonato mundial de Atletismo, canais de televisão tem mostrado momentos desse importante campeonato em Birmingham, na Inglaterra. Não é destinado à condições especiais, como a recente Olimpíada no gelo, como acabou de acontecer na Coréia do Sul. No Brasil, pelo que conheço, só no município de Gramado/RS, e que existe um complexo fechado, com gelo produzido artificialmente, para pequenas práticas em gelo.
Mas o atletismo, em geral, existe em qualquer lugar.
Mas para surpresa vi que um atleta brasileiro que alcançou a medalha de prata (2º lugar) no salto triplo masculino.
Vimos uma jovem se lamentando porque alcançou apenas o nono lugar no salto triplo feminino.
Disse, a reportagem, que no Brasil existem poucas condições para o aprimoramento.
Falando em lembranças, lembro-me que quando cursei o ciclo ginasial, quando o ensino era organizado em “primário” de 1º a 4º anos, ginasial, de 1º a 4ª séries e colegial com 3 anos, com duas opcionais – Colegial Clássico e Colegial Científico.
No período de ginásio as minhas aulas de Educação Física, tinham um planejamento, estranhamente avançado para os dias de hoje.
Tinham marcha com ordem unida, tínhamos arremesso de peso, e de disco, tínhamos salto em altura e à distância, tínhamos corrida de 50 metros, tínhamos exercícios físicos adequados. E detestava os exercícios na barra paralela.
A marcha que me referi e a ordem unida eram destinadas ao melhor desempenho nos desfiles cívicos, apenas. Para dizer que falei de flores nesse mês de Março.

(*) Vanir Cavicchioli é penapolense e ex Diretor das EE Marcos Trench e Augusto Pereira de Moraes, ex Supervisor de Ensino na DRE de Penápolis, ex Professor e ex Diretor da FFCL de Penápolis, ex Supervisor de Ensino na DER Lins. Escreve toda sexta-feira para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: vanir-cavicchioli@bol.com.br

Vanir Cavicchioli (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade