Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

12/12/2017

Música Sertaneja: Marcos Violeiro e Cleiton Torres

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Amigo amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história da história da dupla Marcos Violeiro e Cleiton Torres. Agradecendo sempre nossa amiga Sandra Peripato pelo apoio e pesquisas.
Marcos Cândido Leal, o Marcos Violeiro, nasceu em 1969 na zona rural de Uberlândia-MG. Ao lado de seu pai, trabalhando na roça, já manifestava desde criança o bom gosto pela moda raiz, quando já tocava na viola os primeiros ponteados, com o incentivo paterno. Na adolescência, aprendeu a profissão de carpinteiro, na qual trabalhou durante oito anos. 
Em janeiro de 1994, Marcos havia viajado de Uberlândia para Aragoiânia-GO, para fazer um telhado. E foi nessa viagem que ele conheceu e fez amizade com diversas pessoas que o incentivaram a deixar a profissão de carpinteiro e partir para a carreira musical. 
Marcos Violeiro decidiu então que a única madeira com a qual trabalharia daí por diante seria a viola, junto ao seu dom nos ponteados e a voz. 
Adalberto, que assistia a diversos programas de TV e ouvia assiduamente as rádios de Goiânia-GO, conheceu Marcos Violeiro em julho do mesmo ano. Após cantarem juntos algumas músicas, formaram a dupla ainda no mesmo ano de 1994.
Em doze anos de carreira, Marcos Violeiro e Adalberto gravaram cinco CDs.
Marcos Violeiro gravou também quatro CDs instrumentais, em destaque para “A Viola Iluminada” (com todas as faixas de sua autoria). 
Cleiton Torres é paulista nascido na cidade de Osasco.
Gravou dois CDs na formação anterior ao lado de Rei Gaspar, onde seu nome artístico era Baltazar. 
Com o CD “Amor e Viola”, instrumental de grandes clássicos, e alguns solos de sua autoria, o solo “Meu Sistema com as 10 Cordas”, teve grande destaque.
Em 2005 dois violeiros de grande talento, se encontram depois de um bom tempo de amizade e trabalho profissional com a viola, cada um com suas respectivas apresentações, fazendo parte de outras duplas, gravações em estúdios, shows em todo território nacional, e resolveram investir no dueto de vozes e instrumentos, formando assim a dupla “Marcos Violeiro e Cleiton Torres”, que tem por slogan “Dois Violeiros”. 
Com 6 CDs e 2 DVDs gravados, a dupla vem conquistando um público muito exigente da cultura caipira, em cada trabalho várias canções ganham destaque nacional para os amantes da autêntica música raiz.
No primeiro CD “Pagode da Paz” lançado no ano de 2007, o pagode que intitula o álbum teve grande destaque, ao lado da inesquecível “Era uma Boiada”, que foi destaque também nas redes sociais onde um vídeo emocionante mostra um amigo e fã emocionado ao escutar esta linda toada.
Nos trabalhos seguintes, várias músicas tiveram destaque, mais o grande marco veio com o lançamento do primeiro DVD da dupla onde uma moda de viola arrancou lágrimas de muitos fãs e ouvintes, “A Bolinha” é canção obrigatória a ser executada pela dupla em todos os shows. Um outro grande sucesso é a moda de viola “Cachorro Ladrão”.
A dupla é presença confirmada nos maiores Encontros de Violeiros do Pais. 
Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa musica brasileira, grande abraço.

 

(*) Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) tem o programa ‘Clube do Caipirão’ na Rádio Ativa FM 93,5 - segunda a sexta das 05:00 as 07:00 da manhã, domingo das 05:00 as 10:00 horas - www.clubedocaipirao.com.br . 
Caipirão escreve as terças-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade