Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

22/06/2017

Matrículas abertas para o CURSO DO SÍLVIO!

Vou falar aqui do ex-Diretor do 2º Ofício Judicial de Penápolis(SP). Certa vez uma pessoa me aborreceu no ambiente de trabalho com algumas perguntas impertinentes. Dei algumas respostas e saí rapidamente sem demonstrar expressamente a minha insatisfação. O Sílvio presenciou, mas também ficou calado. Na manhã seguinte, disse ao Sílvio, quando estávamos a sós, que não tinha gostado da abordagem sofrida no dia anterior. Ele, calmamente, me disse que já tinha advertido a servidora. Em resumo: ele resolveu da melhor forma; interveio na hora certa, sem alarde; não criou polêmica e não quis me impressionar. Daí surgiu a inspiração de escrever a carta abaixo, que foi fixada na porta do cartório. Antes disso, publiquei um artigo inspirado no Sílvio na Revista Comunica de Lins(SP). Ele ficou meio “quietão” e até achei que tinha ficado constrangido com a homenagem. Mas depois soube que o Sílvio ficou muito feliz e que levou uma cópia do texto para a família ver etc. É que, pela postura que sempre adotou, não quis “fazer muito barulho” no cartório. O cara era fera! Aposentou-se e logo deixou esta existência. A divulgação da carta, além de homenageá-lo, impõe reflexão sobre a verdadeira liderança...

Matrículas abertas para o CURSO DO SÍLVIO!

Não existe melhor maneira de se aprender sobre a vida do que conversar com que já viveu, não é mesmo? Falo não somente daquele que já colecionou muitos aniversários, mas, especialmente, do que, além disso, já aproveitou esse tempo para aperfeiçoar a sua forma de agir, de se relacionar e de dividir experiências. Afinal, se a gente chegar aos 90 anos sem aproveitar os bons exemplos, sem a consciência de que sempre há o que aprender e, principalmente, de que sempre há em quem se espelhar, não teremos “vivido”, mas teremos apenas “existido”.
Há mais de quatro anos em Penápolis(SP), tenho aprendido muito com o Sílvio Augusto Latorre Filipin, Supervisor do 2º Ofício Judicial.
Como sempre digo que não devemos esperar “datas especiais” para homenagear ninguém, como o Sílvio brevemente se aposentará e como não sei se e quando as circunstâncias da vida me conduzirão para outro lugar, decidi registrar a minha admiração não só para reconhecer os méritos do homenageado, mas para incentivar os demais a se espelharem nele.
Sempre muito ponderado, respeitoso e compromissado com o trabalho, o Sílvio exerce uma liderança natural. Poucos têm o dom para tanto. Sabe a hora e o jeito de falar e sabe quando é melhor se calar. Tem décadas de conhecimento acumulado, mas é humilde; orienta de igual para igual. Passa segurança. Ensina sobre o trabalho e sobre a vida. Está sempre pronto para ajudar. É discreto, apesar do “vozeirão” que às vezes ecoa cartório adentro. Tenta sempre manter o equilíbrio e o bom humor. O sorriso é a sua marca registrada. Mantém vida pessoal regrada. Dedica-se à família. É grande parceiro e grande incentivador do filho mais novo. Não se desespera diante das adversidades. Assim como qualquer um de nós, já enfrentou e enfrenta dificuldades. Mas mesmo com alguns quilinhos a mais, tem muuuuito mais “jogo de cintura” do que a maioria de nós. Conta piadas. Faz e aceita brincadeiras. “Filtra” e soluciona problemas com maestria. Despreza aquilo que pode parecer, mas que, verdadeiramente, não é um problema. Desfaz “tempestades em copos d’água”. Respeita a natureza. Respeita regras. Quando não está, faz falta.
Foi observando o Sílvio que encontrei inspiração para o texto “Experiência”, que publiquei na revista universitária “Comunica” de Lins, edição de agosto de 2013. O seu bom senso e a sua ponderação servem de exemplo a todos! Não me referi especificamente a ele, mas à sua experiência.
Já ouvi algum comentário no sentido de que o Sílvio não dominava muito bem a informática, o que poderia ser um “defeito” dele, mas até nesse quesito ele tem surpreendido. Tenho constatado o seu empenho para manejar o novo e complexo sistema informatizado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Quer saber de uma coisa, Sílvio? Você certamente tem algum defeito, muito embora eu particularmente desconheça, mas ainda que você tivesse de trabalhar comigo usando a velha máquina de escrever, mesmo assim eu não abriria mão da sua parceria e da sua experiência.
Aprendamos todos nós com o Sílvio! As matrículas estão permanentemente abertas e o ensinamento é gratuito, agradável e preciso! Quem não se inscrever certamente se arrependerá!!!
Penápolis(SP), 5 de setembro de 2013.

(*) Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira é Juiz de Direito do Juizado Especial Cível de Lins/SP - youtube.com/user/adrianoponce10 - Facebook: Adriano Ponce Jurídico. Escreve as quintas-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS

Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira (*)



© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade