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ARTIGOS
21/04/2017
O Decreto e a Geração Cristal
Não sei o número, nem data. Mas é de poucos dias que foi editado o Decreto Federal que decreta a alfabetização de todas as crianças até o 7 anos de idade. Está decretado e ponto final.
Não há a mínima preocupação em definir o alcance do que seja alfabetização.
O fechamento da maioria das faculdades de filosofia faz sentido.
Formar professores como vinha acontecendo é o mesmo que está ocorrendo. Formação via Ensino à Distância. É a mesma coisa. Não houve uma evolução na formação do professor em consonância com a velocidade que está ocorrendo no domínio do conhecimento.
Hoje os livros guardam os tópicos a serem ensinados. Mas o professor de hoje necessita do mesmo tempo no exercício do ensino para se adequar a evolução do conhecimento. Por que corre o risco de estar defasado em relação ao aluno.
Como nunca o aprendizado não pode mais ser centrado na memorização de dados. Não tem valor.
Foi-se o tempo, em que a população, na maioria, era rural.
Mesmo nas cidades alguns estabelecimentos comerciais tinham placas com referências ao nome e à especialidade. Hoje vivemos num mundo pleno de informação. Para ampliar o nível de informação vivemos num mundo digital. Muitas crianças já dispõem de aparelhos celulares e os operam facilmente.
Ali a fonte de informação é infinita. O que precisa é canalizar essas informações de meras especulações para o nível das “conexões” como dizem. Isso a escola está com dificuldade de realizar. Ai sairá a verdadeira aprendizagem, iniciada na alfabetização ora decretada, via tecnologia da informação. O arranjo dessas informações é que constituirá o conhecimento. A escola está num nível anterior a geração índigo que veio pouco antes dos últimos anos do século passado, com a evolução da televisão e computador.
A internet veio arrasando a morosidade da evolução do conhecimento. Ai está o nó na formação e atuação do professor da atualidade.
Estamos vivenciando a GERAÇÃO CRISTAL em que professores bem evoluídos podem se confrontar com alunos dessa nova geração para alinhar a aprendizagem e a evolução do conhecimento. Creio que uma nova visão do exercício do magistério deve urgentemente ser discutida. Só pena da falência do sistema educacional vigente por estar sendo ultrapassado pelos próprios alunos. Embora a maioria pense estar alfabetizada por decreto. A nascente GERAÇÃO CRISTAL vai determinar a evolução dos mais centrados e a marginalização perigosa para a maioria, pela via do conhecimento.
O decreto deve ser outro! Via formação do professor capaz de caminhar junto com essa nova geração. A GERAÇÃO CRISTAL que acabará separando os mais inteligentes que saberão rapidamente utilizar os conhecimentos.
(*) Vanir Cavicchioli é penapolense e ex Diretor das EE Marcos Trench e Augusto Pereira de Moraes, ex Supervisor de Ensino na DRE de Penápolis, ex Professor e ex Diretor da FFCL de Penápolis, ex Supervisor de Ensino na DER Lins. Escreve as sextas-feiras para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS. E-mail: vanir-cavicchioli@bol.com.br
Vanir Cavicchioli (*)
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