Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2018

Visita à UBS: Saúde é foco de projeto com alunos no bairro Silvia Covas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
As crianças da escola Darcy Buranello foram recebidas pela equipe da UBS do bairro Silvia Covas

DA REPORTAGEM

Cerca de 45 alunos dos primeiros anos da escola municipal Darcy Buranello, do bairro Silvia Covas, visitaram na última quarta-feira (23) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Na oportunidade, eles conheceram a estrutura da UBS e aprenderam um pouco mais sobre saúde e higiene através de orientações dos profissionais da unidade. A visita faz parte do programa União Faz a Vida, que tem o apoio do Sicredi. 
Durante a visita, os alunos conheceram a estrutura da unidade e todo o trabalho que é feito no local. Eles aprenderam um pouco mais sobre higiene pessoal através da médica pediatra Veridiana Torrezan Pereira Braz. 
Na ocasião, ela conversou com as crianças sobre a importância da limpeza, evitando possíveis doenças ocasionadas por bactérias e outros meios transmissores. Para ela, a visita das crianças à UBS é muito importante para este tipo de orientação. “Diversos atendimentos que faço na unidade em crianças, infelizmente ainda estão ligados a parasitoses intestinais. Quando você tem a oportunidade de conversar diretamente com as crianças e passar para elas estas noções básicas de higiene você coopera para uma melhor qualidade de vida delas e de seus familiares, já que elas também levam estes conhecimentos para dentro de casa”, afirmou a pediatra. 
Para ela, o encontro foi bastante proveitoso e as crianças puderam aprender, de forma prática, estas noções de higiene. “Todas elas se mostraram bastante interessadas. Quando faz uma abordagem prática o conteúdo se torna interessante e assim você atinge melhor os objetivos”, ressaltou. 
A visita também foi elogiada pela enfermeira responsável pela UBS Silvia Covas, Cecília Lopes. Para ela, a visita de uma criança á uma unidade de saúde, serve até mesmo para que ela vença certos medos. “Isso porque muitas delas já associam este ambiente à injeção, por exemplo. Por isso, a unidade é sempre vista com maus olhos por ela, como um ambiente que vai lhe provocar certo medo. Quando ela tem a oportunidade de vir, e aprender de forma lúdica o que fazemos aqui dentro e que tudo é voltado para seu próprio bem, a criança quebra este medo, passa a ver o ambiente de forma mais alegre”, completou Cecília.

Projeto
O projeto União Faz a Vida, é aplicado na escola do bairro através de parceria com o Sicredi. Através das professoras Vera e Cris, as crianças estão tendo a oportunidade de aprenderem diversos temas sociais, entre eles, a saúde. 
De acordo com a professora Vera Aparecida Prado Lopes, as crianças estão tendo a oportunidade de visitar a UBS através de uma “expedição investigativa”, onde conhecem a unidade como sendo um local ainda pouco explorado por elas, oportunidade que têm de saber como tudo funciona. “Normalmente, os projetos são aplicados primeiro na teoria e depois na prática. Desta vez, fizemos o contrário. Trouxemos as crianças para que elas possam conhecer a UBS do seu próprio bairro para que tirem todas suas dúvidas, tornando esta vista uma verdadeira expedição para elas, já que, para a maioria, este ainda é um ambiente e um tema desconhecido, para que depois possamos trabalhar em sala tudo o que eles já aprenderam na prática”, afirmou a professora.
Ela explicou que o projeto não será limitado somente às crianças, mas também aos seus pais. “Vamos trabalhar a saúde de cada criança. Após estas primeiras fases, queremos envolver também os pais, que são fundamentais no apoio ao desenvolvimento dos filhos, nos ajudando a levar a eles a importância de uma boa saúde. Nossa expectativa é a de que, envolvendo a família, possamos levar qualidade de vida ao bairro através do conhecer de sua própria saúde”, finalizou. 

A União Faz a Vida
O projeto desenvolvido pelo Sicredi tem como princípio fortalecer as práticas de convivência, incorporando-as ao cotidiano das crianças e adolescentes e incentivando seriamente a cooperação, o diálogo e o comportamento solidário, especialmente quando se pensa num esforço educacional abrangente que envolve a comunidade, uma educação que investe na formação de consciência coletiva. 
Também faz parte deste princípio a cidadania como valor básico de uma sociedade democrática, sendo entendida como o pleno exercício de direitos e responsabilidades. Acredita-se que a cidadania só se efetiva quando fundada na simultaneidade e interdependência dos valores éticos de igualdade e equidade, diversidade, liberdade, autonomia e emancipação, participação, solidariedade e relação dialógica, necessários para o desenvolvimento de cidadãos capazes de construir e empreender coletivamente.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade