Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/11/2006

Valorização: Apeoesp reforça ações na Semana da Consciência Negra

Detalhes Notícia

Engajados durante todo o ano na luta pela valorização do negro e de sua cultura como rica contribuição às nações, a sub sede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em Penápolis aproveita a semana em que se discute em todo o país a temática do preconceito racial devido ao Dia da Consciência Negra, comemorado ontem, e realiza a Semana da Consciência Negra.

Segundo a professora Cleide Maria de Jesus de Almeida, conselheira da subsede, o evento é tradicional, porém, este ano, ganhou vários parceiros e, assim, uma maior visibilidade. “Aproveitamos a época em que o assunto vira foco da mídia de maneira geral para buscarmos um impacto social maior”, comentou ela, que faz parte do Coletivo Anti-racismo da Apeoesp. “No coletivo, são trabalhados, durante todo o ano, as questões voltadas à consciência negra”, explicou a professora.

Este grupo busca essencialmente o respeito às diversidades, lutando pelo cumprimento de leis como a que estipula o ensino de História da África no currículo escolar, finalmente cumprida a partir de 2004. “Depende de nós fazer com que isso aconteça, de partirmos para o debate dentro da escola e não ficar aguardando ações”, disse Cleide, “Fazemos reuniões durante todo o ano e debates sobre as atividades que as escolas têm realizado. Não deixamos para lembrar disso apenas no dia 20 de novembro”, acrescentou. O coletivo também cobra reflexões sobre o assunto para barrar o desenvolvimento do preconceito dentro da escola, local onde as crianças excluem, apelidam e fazem piadas umas com as outras. “As crianças têm que ser estimuladas a conhecer para depois julgar. E elas são o foco porque nascem sem conceitos, mas geram discriminação por vivermos um país onde se ensina História partindo das vantagens que o homem branco levou sobre os negros desde a formação do Brasil”, destacou a professora, que lembrou ainda que um estereótipo negativo também é criado sobre a imagem do índio, visto como raça que não se adaptou ao trabalho escravo por ser preguiçoso.

 

Programação

As ações da Apeoesp este ano ganharam o apoio de diversos parceiros como Prefeitura, através da Biblioteca Pública Municipal Prof. Sud Menucci, Museu Histórico e Pedagógico Fernão Dias Paes, secretarias municipais de Educação e Cultura, além da Câmara Municipal das e escolas Anglo e Leãozinho.

A programação, que teve início no último domingo com a celebração da “Missa Afro” no Santuário São Francisco de Assis, conta ainda com a exposição “Afro Brasil”, aberta ontem na Sala Coralina da Biblioteca Municipal e que conta com cerca de 50 peças, entre objetos e roupas coletados pela Apeoesp junto a descendentes africanos, caracterizando a história dos negros e personalidades que lutaram pelo fim do preconceito.

Para hoje, está marcado o espetáculo teatral “Uzina 4.3”, com o grupo “Aquilo Deu Nisso”. A encenação deve acontecer a partir das 20h00 no espaço ao CAT, na avenida Santa Casa 33, Centro. Dirigida por frei Zeca Oliveira, que é  formado em artes cênicas pela USP, a peça é resultado de oficinas realizadas no salão paroquial do Santuário São Francisco de Assis e conta com a participação de oito jovens penapolenses.

Amanhã, a Semana prevê a exibição do filme “O Jardineiro Fiel” às 19h30, na Câmara Municipal e quinta-feira acontecerá, também às 19h30 na Câmara, o Projeto Reflexões, com palestra e debate sobre o preconceito. Quem comandará a discussão será o professor Mestre Roberto Rillo Bíscaro, de Penápolis. O evento poderá ser conferido também pela internet, com transmissão ao vivo através do site www.camaradepena polis.com.br.

A sexta-feira será marcada pelo “Sarau Diversidades - Consciência e Cidadania”, às 20h00 na Biblioteca Municipal. O evento contará com a presença do prefeito João Luís dos Santos e de vários penapolenses que farão declamação de poesia e apresentações musicais.

A programação da Semana encerra-se no sábado, 26, com a realização do 5º Periferia em Ação, na Praça 9 de Julho. Na ocasião, um grupo de Hip-Hop fará apresentações de música e dança das 14h00 às 18h00.

Todas as atividades da Semana têm entrada franca e são abertas a todos os interessados. (AR)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade