Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/07/2023

Uso correto dos containers é essencial para a limpeza da cidade

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Daep está realizando fiscalizações periódicas para garantir o cumprimento das normas de descarte

DA REDAÇÃO

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) alerta a população sobre a importância do uso correto dos containers de lixo, também conhecidos como lixeiras coletivas.
 
O container “lixeiras coletivas” é uma ferramenta adotada pelo município com o objetivo de aprimorar a prestação do serviço de coleta de lixo, visando reduzir o descarte inadequado de resíduos em praças, logradouros e terrenos, a fim de prevenir a disseminação de doenças decorrentes da disposição inadequada de lixo. No entanto, é preciso respeitar algumas diretrizes para garantir o bom funcionamento desse serviço.
 
Além disso, a autarquia enfatiza que é proibido deixar lixo fora dos containers. Essa prática além de ser prejudicial ao meio ambiente, também pode acarretar em multas. O Daep está realizando fiscalizações periódicas para garantir o cumprimento das normas de descarte de resíduos.
 
“Ressaltamos ainda que os containers devem ser utilizados exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos. Objetos volumosos, materiais perigosos como produtos químicos, pilhas, baterias, medicamentos e materiais cortantes não devem ser depositados nos containers. Esses itens possuem destinação específica e devem ser descartados em pontos de coleta apropriados” afirma Mauro Lúcio Salmente, Chefe do Serviço de Resíduos Sólidos.
 
Para utilizar corretamente os containers do Daep, siga estas orientações:
 
1) Feche corretamente o lixo: Certifique-se de fechar bem as sacolas de lixo para evitar vazamentos e dispersão de resíduos.
2) Descarte apenas resíduos orgânicos: Os containers do Daep são destinados para o lixo doméstico, como restos de alimentos e materiais biodegradáveis. Outros tipos de resíduos devem ser descartados em locais apropriados. 
3) Não deixe lixo fora dos containers: Certifique-se de que todo o lixo seja colocado dentro dos containers, evitando deixar resíduos ao redor, o que pode atrair animais e causar sujeira no entorno.
4) Feche bem as tampas: Ao depositar o lixo nos containers, verifique se as tampas estão bem fechadas. Isso ajuda a evitar odores, a entrada de insetos e a dispersão de resíduos pelo vento.
5) É importante ressaltar que não se deve depositar árvores inteiras ou fragmentadas, estofados, entulhos de construção, paletes, resíduos da coleta seletiva ou outros resíduos volumosos nos containers. Esses materiais podem danificar o caminhão coletor, causando quebras nas laterais e nos munhões dos containers, o que impede o esvaziamento adequado dos mesmos. 
6) A importância da separação correta: lembre-se de não descartar materiais recicláveis no container de lixo comum. Faça a separação adequada do lixo reciclável e coloque-o no saco verde designado, que será coletado pela CORPE.
 
Seguindo essas orientações, todos estarão contribuindo para uma coleta de lixo eficiente, preservando o meio ambiente e mantendo a limpeza da nossa cidade. “Pedimos a compreensão e cooperação de todos para que juntos possamos manter a cidade limpa e organizada. Contamos com a sua colaboração” finaliza o Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade