Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/05/2016

Troféu da Festa Junina Popular é confeccionado por artesã penapolense

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
A artesã Vilma Pereira confecciona o troféu “Violeiro” para a Festa Junina Popular

Um caipira tocador de viola será o símbolo da 24ª Festa Junina Popular de Penápolis. O troféu “Violeiro” foi confeccionado pela artesã penapolense Vilma Pereira e será entregue a todos os participantes e parceiros da Festa Junina 2016. A pedido do secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, a artesã criou um troféu que remetesse ao tema do evento.
“Como a Festa Junina me lembra a tradição caipira e muita música, confeccionei esse boneco caipira tocador de viola e dei-lhe o nome de Violeiro”, contou a artesã Vilma Pereira. De acordo com ela, enquanto confeccionava o boneco, vinha sempre em sua mente a música “Eu, a viola e Deus”, de Rolando Boldrin.  
O boneco é feito em EVA, com bola de isopor e um CD utilizado para a base de sustentação. O violeiro possui cerca de 25 centímetros de altura e suas vestimentas são tipicamente caipira: calça, botas, camisa xadrez de botão, chapéu e a viola.
“A confecção do boneco é um processo bem artesanal, todo trabalhado manualmente, desde o corte da folha de EVA, modelagem e desenho”, comentou Vilma Pereira.

Valorização
Segundo o secretário de Cultura, Luiz Colevatti, a Administração Municipal busca sempre valorizar os artistas e artesãos da cidade. “A artesã Vilma Pereira desenvolve um belo trabalho artesanal com EVA e que todos vão conhecer através do troféu da Festa Junina Popular. Essa é uma forma de valorizar e divulgar o trabalho dos artistas locais”, disse.
O troféu “Violeiro” será entregue para todos os grupos participantes da Mostra de Quadrilhas, também para os grupos musicais que farão os shows todas as noites, para as entidades da Praça de Alimentação e demais parceiros da Festa Junina.
Além disso, a Festa Junina Popular terá uma Feira de Artesanato, onde diversos artesãos penapolenses vão expor e comercializar seus produtos durante os dias de festa. “A Secretaria de Cultura pretende resgatar e dar apoio à produção artesanal local, inclusive com a criação do projeto “Corredor Cultural”, completou Colevatti.

Bonecos
A artesã Vilma Pereira iniciou os trabalhos artesanais em EVA como um hobby e depois tomou gosto pela arte. “Em 2012 produzi enfeites para festa de aniversário de uma criança da família, depois comecei a confeccionar bonecos em EVA e foi quando me apaixonei por esse trabalho manual”, contou.  
Vilma Pereira transformou o hobby em profissão, e atualmente trabalha em seu ateliê de artes. “Eu abri uma empresa e hoje tenho prazer em trabalhar naquilo que gosto”, afirmou.  
Quem quiser conferir o trabalho da artesã Vilma Pereira, o Ateliê Art Artesanatos fica localizado na avenida Santa Casa, 908. O telefone é (18) 3653.2362. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade