Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2023

"Treinamento de Posturas Municipais" visa conscientizar e capacitar cidadãos

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Um dos principais objetivos do treinamento é capacitar os proprietários urbanos que infringiram o código de postura quanto ao manejo adequado dos resíduos em suas propriedades

DA REDAÇÃO

No dia 7 de junho de 2023, foi realizado no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), o Treinamento de Posturas Municipais de Saneamento Básico. O evento teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre suas responsabilidades como cidadãos, incentivando o zelo pelos bens e espaços públicos, além de contribuir para a melhoria das condições de saúde pública e do meio ambiente.
A proposta do treinamento foi capacitar os participantes para que compreendam a importância do saneamento básico para a qualidade de vida. Através da Educação Ambiental, a população pode adquirir conhecimentos fundamentais e desenvolver novas atitudes em relação à salubridade de suas propriedades. 
Para Mauro Lúcio Salmente, Chefe de Resíduos Sólidos, “a população não pode deixar a responsabilidade apenas para os serviços públicos, pois cada cidadão tem o dever de colaborar, cuidando de suas propriedades, como quintais, terrenos, guias e calçadas, contribuindo para a salubridade do ambiente e a saúde da população”.
Fernanda Marin Campachi, Coordenadora do Centro de Educação Ambiental, juntamente com Mauro Lúcio Salmente, chefe de Resíduos Sólidos, ministrou o treinamento, que teve duração aproximada de 2 horas. Durante o evento, os participantes receberam orientações sobre o descarte e a destinação correta dos resíduos sólidos, visando um saneamento ambiental mais racional e sustentável.
Um dos principais objetivos do treinamento é capacitar os proprietários urbanos que infringiram o código de postura quanto ao manejo adequado dos resíduos em suas propriedades. Além de proporcionar conhecimentos técnicos, a iniciativa busca sensibilizar os participantes para mudanças de comportamento relacionadas à limpeza urbana e ao papel do cidadão na eficácia dos serviços de saneamento básico.
Uma importante informação a ser destacada, é que os participantes que cometeram infrações, terão a oportunidade de reduzir em 50% o valor da multa, desde que participem do treinamento e se capacitem. Essa medida visa incentivar os infratores a se tornarem replicadores do conhecimento adquirido, contribuindo para o uso racional e sustentável dos recursos e garantindo a efetividade dos serviços de saneamento básico.
“Essa iniciativa reforça a importância da participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente e na busca por condições saudáveis de vida. O treinamento promove uma maior conscientização sobre a responsabilidade individual de cada cidadão no cuidado com o ambiente em que vivemos, contribuindo para uma cidade mais limpa, saudável e sustentável” destaca Fernanda Marin Campachi, Coordenadora do CEA.
“Conforme os artigos que compõem a Lei Municipal 2.595, de março de 2022, que dispõe sobre as Posturas Municipais de Saneamento Básico, é necessário garantir essas posturas por meio dos serviços públicos, que englobam ações individuais e/ou coletivas” finaliza Mauro Lúcio Salmente.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade