Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/03/2023

Tratamento de esgotos: Daep inicia obras para desassoreamento de estação

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Investimento de R$ 4 milhões foi proveniente de recursos próprios (20%) e de financiamento (80%)

DA REDAÇÃO

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis iniciou neste mês os trabalhos para o desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Maria Chica. Os serviços consistem na remoção por bombeamento e desaguamento (desidratação) do material retirado da ETE. 
A primeira etapa que já está em execução, consiste na construção de um tanque que será impermeabilizado, com volume útil de 15.000 m³ para recebimento da parcela do sedimento a ser dragado das lagoas com maior teor de sólidos. Após a retirada dos sedimentos, é feita a desidratação e acondicionamento deste material sólido que após decantado será destinado ao aterro sanitário. Também será feito a recuperação do efluente drenado que retorna à lagoa através de bombeamento, seguindo todos os padrões ambientais vigentes.
O investimento de R$ 4 milhões para efetivar o desassoreamento da ETE foi proveniente de recursos próprios (20%) e de financiamento (80%) feito pela Prefeitura Municipal com a Agência  Desenvolve SP. A movimentação de terra (cortes e aterros) para a construção do tanque será feita pelo DAEP, com previsão de 30 dias. A impermeabilização do tanque será feita por empresa terceirizada a ser contratada, com previsão de 15 dias.
“A última dragagem de sedimentos foi realizada em 1998. Esta é uma das melhorias mais importantes no tratamento dos esgotos domésticos em Penápolis. Os sedimentos retirados foram acumulados nos últimos 21 anos de operação das lagoas”. Afirma o Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega.
O presidente ainda destacou que esta é uma grande obra de saneamento realizada no município e que, após a sua finalização integral, trará benefícios operacionais e ambientais, contribuindo com a qualidade do corpo hídrico do Ribeirão Lajeado.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade