Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/07/2023

Saúde: ar seco motiva alerta da Defesa Civil no interior de SP

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Nível ideal para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%, mas pode atingir níveis críticos de 17% na região noroeste

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para baixo índice de umidade relativa do ar no interior do Estado de quinta-feira, 20, até segunda-feira, 24, especialmente para cidades do noroeste paulista, que podem atingir níveis críticos, chegando a 17%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%.
De acordo com levantamento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, a taxa de umidade relativa do ar deve variar entre 17% e 20%. Na região de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, as chances de chegar ao patamar mais baixo é alta, o que deve prejudicar consideravelmente a qualidade do ar e aumentar o risco para incêndios. Já na região de São José do Rio Preto, a umidade relativa do ar fica entre 19% e 20%.
De acordo com o meteorologista do CGE Vitor Takao Suganuma, o baixo índice de umidade relativa do ar é uma característica predominante desta época do ano, quando não há entrada de ar úmido da região oceânica em direção ao centro do continente.
"Um dos motivos para não ocorrer essa entrada de umidade se dá por conta das condições climáticas, que atuam sobre o continente e não têm 'força' o suficiente para adentrar até regiões centrais, sendo o extremo noroeste do estado uma delas", explica "Com a falta de umidade no ar e o aumento de incidência solar, que é natural em dias que não chove, a umidade relativa do ar tende a cair mesmo no período da tarde."

Cuidados
O tempo seco propicia doenças respiratórias e acidentes cardíacos em pessoas que já têm predisposição, além de causar mal estar. Por isso, a Defesa Civil recomenda que, nesse período, as pessoas bebam bastante água e se protejam do sol.
"Evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz", diz o órgão. Além disso, é preciso atenção redobrada contra incêndios: "não descarte bitucas e brasas onde há vegetação e não coloque fogo em terrenos - além de causar incêndios de grande proporção, é crime ambiental", afirma.

(Com Agência Estado)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade