Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/05/2010

Saúde quer vacinar mais de 8 mil idosos contra a gripe comum

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis irá realizar no próximo sábado, 08 de maio, o lançamento da Campanha de Vacinação dos Idosos contra a gripe comum. A meta é vacinar 8.845 idosos, correspondentes à demanda do município. No próximo sábado todos os postos de saúde (Macros e Postinhos) funcionarão das 08h às 17h para atender o público-alvo. Devem ser vacinadas todas pessoas a partir dos 60 anos de idade. No ato da vacinação, deve ser apresentada a carteira de vacinação. Além das unidades de saúde que ficarão abertas durante o dia, quem quiser também poderá aproveitar alguns dos postos de vacinação alternativos, que serão montados pela Secretaria Municipal de saúde na entrada dos supermercados Big Mart, Luzitana e Amália e também em frente ao Santuário São Francisco de Assis. Uma grande estrutura de atendimento será montada nos postos de vacinação para sejam realizadas outras ações preventivas de saúde, como por exemplo exames bucais para detecção do câncer de boca. Apesar do "Dia D" da campanha ser no sábado, a vacinação dos idosos prosseguirá nos postos de saúde até dia 21 de maio.  Aqueles que tem 59 anos e vão completar 60 até o final de 2010 também poderão procurar um posto de vacinação, que serão imunizados.

Mais Proteção
Neste ano o Ministério da Saúde trabalha com o slogan "Quanto Mais Prevenção, Mais Proteção". O objetivo é estimular a vacinação nos maiores de 60 anos visando diminuir o número de internações hospitalares e óbitos pelas complicações da gripe. Segundo explicou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a  gripe é causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação tem de ser realizada anualmente. "A gripe geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia" - falou. "A vacina diminui o risco de se contrair a doença em 90% dos casos, não provoca reações e não tem qualquer contra-indicação", concluiu.

Gripe Suína
Aproveitando o dia de mobilização nos postos de saúde para vacinação dos idosos contra a gripe comum, a Secretaria de Saúde também está convocando a se imunizar aqueles que se enquadram na próxima etapa da campanha de vacinação contra a Nova Gripe, conhecida popularmente como "gripe suína". Desta forma poderão aproveitar a oportunidade de se vacinar no sábado homens e mulheres com idades entre 30 e 39 anos. Secom - PMP

Serviço Odontológico faz programa de prevenção contra o câncer bucal

Neste sábado, dia 08 de maio, o Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde promove o "DIA D" para a prevenção contra o câncer bucal, direcionado aos idosos. Como neste dia acontece a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe comum, o serviço colocará um profissional em cada posto para prevenir e fazer um diagnóstico precoce do Câncer Bucal. Segundo a responsável pelo setor, Lenise Patrocínio Pires Cecílio, esse trabalho visa atender pessoas acima dos 60 anos e resultará em um exame completo, verificando cáries, próteses (dentaduras, pontes etc) ou algum ferimento que possa resultar em problemas futuros. "Essa avaliação vai servir de subsídio para verificar a necessidade de colocarmos ou não, em prática, programas direcionados a essa clientela acima de 60 anos", disse Lenise Cecílio. Na última campanha de vacinação o serviço conseguiu examinar 2.501 pessoas, ou seja, 58% dos vacinados. "Com isso conseguimos detectar um caso positivo que pode receber tratamento específico", disse a responsável, explicando que o idoso não é obrigado a fazer a avaliação. Por outro lado, ela informou que seria muito importante essa avaliação para se ter uma idéia de quais são os maiores problemas bucais nessa faixa etária. "Com esses dados, a Secretaria Municipal de Saúde pode conseguir recursos específicos para os programas de prevenção e tratamento da doença". Os idosos com mais de 60 anos que comparecerem aos postos de vacinação nas Macros de Saúde I (Mutirão), II (Centro) e III (Santa Terezinha); Postinhos de Saúde da Vila Tóquio, Cidade Jardim, Vila Planalto, Jardim Pevi, Jardim Tropical, Sílvia Covas e Jardim Del Rey terão, gratuitamente, esse serviço. No período de 10 a 21 de maio o atendimento será somente nas Macros I, II e III e na Clinica Odontológica. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade