Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2009

Saúde: Odonto faz prevenção ao câncer bucal em idosos

Os idosos de Penápolis passarão por um diagnóstico odontológico gratuito como forma de prevenção e detecção de possíveis casos de câncer bucal. O trabalho será desenvolvido a partir de sábado, 25, pelo Serviço Municipal de Odontologia. Será uma ação paralela à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, aproveitando o grande fluxo de pessoas que devem procurar os postos de saúde.
No dia “D” da campanha, que ocorre sábado das 08h às 17h em todos os Postinhos e Macros de Saúde da cidade, o trabalho será efetuado ao mesmo tempo nos diversos postos de vacinação; já a partir de segunda-feira, dia 27, até 08 de maio, quando se encerra a campanha, a avaliação bucal será efetuada apenas nas Macros I, II e III e na Clínica Odontológica, no horário normal de atendimento, ou seja, das 07h às 17h. Dentistas, técnicos de higiene dental e auxiliares de dentistas vão atuar no atendimento, que é feito todos os anos e já encaminhou dezenas de pessoas para tratamento especializado de lesões malignas na boca. O levantamento vai atingir pessoas com idade superior a 60 anos. O objetivo é fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal, o que potencializa o sucesso do tratamento e aumenta as chances de cura. A avaliação se justifica pelo fato de que, além da cárie dentária, outras doenças também acometem os tecidos da boca, e o câncer se destaca como o mais grave.

Incidência
De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde, dos 640 mil novos casos de câncer detectados por ano, cerca de 4% são na boca. De todos os tipos de câncer, o bucal aparece em 5º lugar entre os homens e em 8º lugar entre as mulheres. De acordo com a dentista chefe do Serviço de Odontologia, Lenise Cecílio, os sintomas iniciais do câncer bucal incluem úlceras rasas com bordas elevadas e endurecidas, muitas vezes confundidas com aftas, além de manchas brancas e vermelhas em qualquer local da boca. “O mais grave nisso é que este tipo de lesão não dói, razão pela qual o doente não procura um profissional para examinar. Quando acontece de procurar o dentista, normalmente o caso já está muito avançado. Por isso é preciso prevenir. Quanto mais cedo descobrir o problema, maiores são as chances de cura. O tratamento existe e é garantido pelo serviço público”, enfatizou. “Lembramos à população que os fatores de risco do câncer de boca são o tabagismo, consumo de álcool, exposição continuada à luz solar, herpes, além de fatores como a má higiene, próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas e a presença de restaurações ou dentes fraturados que permanecem machucando a boca constantemente”, explicou a dentista.

Vergonha
Lenise informou que uma das maiores dificuldades em detectar precocemente a doença é o receio das pessoas. “Muitas têm vergonha de mostrar a boca, ou por usar dentadura, ou por ter dentes quebrados, entre outros motivos. Isso prejudica o diagnóstico”, observou. “Ressaltamos que não há motivo para vergonha e sim orgulho em mostrar que se preocupa com a saúde. Os dentistas estão acostumados a lidar com isso, portanto as pessoas não precisam se constranger. Devem aproveitar a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com um profissional que pode orientar sobre o tratamento adequado se houver necessidade”, finalizou.
Para outras informações o telefone da Clínica Municipal de Odontologia é o 3652-5503. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade